Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda
Agenda - BdF-RS

05/06, quarta-feira - Aula aberta: Brasil, em qual democracia

Às 19h, na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Fabico/UFRGS) - Rua Ramiro Barcelo, 2705. Porto Alegre.

O Núcleo de Comunicação Pública e Política (Nucop) e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) têm o prazer de convidar para a aula aberta “Brasil, em qual democracia?”, a ser realizada no dia 5 de junho de 2019, às 19h, na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Fabico/UFRGS), com as conferências dos professores Céli Regina Pinto (UFRGS) e Ricardo Fabrino Medonça (UFMG). A mediação será da Profa. Maria Helena Weber (UFRGS).


06/06, quinta-feira – Furando Bolhas #5: Qual é o impacto das universidades para a sociedade?

Às 18h, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rua Sarmento Leite, 245. Porto Alegre.

Em face do cenário de cortes nos recursos públicos para a educação e dos graves impactos na universidade, faz-se necessário refletir a respeito de como a falta de investimento no setor pode trazer consequências para a vida da comunidade. São convidados reitores de universidades públicas da região sul do Brasil, que trarão suas perspectivas acerca das diversas ameaças sofridas pelas instituições públicas de educação e refletirão formas de atuação neste momento de crise. Os ministrantes são: Gustavo Oliveira Vieira, Lucia Campos Pellanda e Ricardo Marcelo Fonseca. As inscrições serão feitas pelo link: https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1623 .


06/06, quinta-feira – Seminário desastres ambientais e reflexos urbanos

Das 9h às 12h, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255.

Terá exibição do documentário “Dossiê Viventes – O Pampa viverá”, que aborda a mobilização de comunidades e a resistência contra a implantação de uma mineradora de chumbo às margens do Rio Camaquã e em local preservado do Bioma Pampa. Haverá debate sobre desastres ambientais com Marília Longo, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS; Daniel Martini, promotor de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul; Delton Carvalho, advogado especializado em Direito Ambiental; e Ingrid Birndfeld, produtora executiva do documentário e integrante do movimento Unidade Pela Preservação do Rio Camaquã. Terá ainda o painel “Monitoramento Urbano Ambiental, Áreas de Risco e Desastres Urbanos”, com Maurício Fernandes, secretário Municipal do Meio Ambiente; Vânia Gonçalves, coordenadora da Rede de Sustentabilidade e Cidadania, Adriano Krukoski Ferreira, coordenador da Defesa Civil, e Vanesca Prestes, da procuradora do Município.


07/06, sexta-feira - Audiência Pública para discutir o bloqueio de verbas nas instituições de ensino superior da região Sul, compreendendo as universidades federais e institutos federais

Às 14h, no Auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região - Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800 – Praia de Belas. Porto Alegre.

O Ministério Público Federal realiza, na sexta-feira, dia 7 de junho, a partir das 14h, no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, uma audiência pública para discutir o bloqueio de verbas nas instituições de ensino superior da região Sul, compreendendo as universidades federais e institutos federais.


07/06, sexta-feira - Jornada pela Democracia

Das 9h às 18h, na Esquina Democrática - Centro de Porto Alegre.

Programação:

9h – Panfletagem e conversa com a população

12h - Atividades artísticas e trompetaço

13h - Panfletagem e conversa com a população

18h - Atividade Artística: Bloco “Ai que saudades do meu ex”


08/06, sábado - XI Convenção Gaúcha de Solidariedade a Cuba

Das 8h às 14h, no Memorial Prestes - Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527. Porto Alegre.

A XI Convenção Gaúcha de Solidariedade a Cuba ocorrerá dia 8 de Junho de 2019, no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre. Discutirá a educação em Cuba, os 60 anos da Revolução Cubana, o Bloqueio Criminoso imposto pelo Império estadunidense à ilha de Cuba, a Libertação de Lula, a solidariedade e integração dos povos. Terá as participações de Yarsileides Medina, do Instituto Cubano de Amizades entre os povos, e de Fabio Simeon, da Embaixada de Cuba em Brasília. Atração Cultural: Unamérica e Leonardo Ribeiro.

Edição: Marcelo Ferreira