Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 05/06/19

No programa de hoje, você confere notícias sobre o meio ambiente, educação e a origem de algumas palavras indígenas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ricardo Salles pretende terceirizar o monitoramento do desmatamento da Amazônia
Ricardo Salles pretende terceirizar o monitoramento do desmatamento da Amazônia - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (5) fala sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que sofre com a ação humana. A data foi criada em 1972, durante uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desmantelamento de órgãos e falta de fiscalização marcam os primeiros seis meses da gestão de Ricardo Salles, no Ministério do Meio Ambiente. O Brasil de Fato entrevistou Murilo Mendonça Oliveira Souza, geógrafo e coordenador do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), para fazer um panorama dos primeiros meses das políticas ambientais de Salles. 

“Esse é um processo que reflete o que o governo pretende para o Meio Ambiente. Um governo que atende principalmente às demandas do agronegócio, não tem, de fato, a preocupação com a questão ambiental (...) Várias ações já têm sido tomadas, uma delas é a própria mudança no código florestal, com o intuito de esvaziá-lo”. 

Você pode ouvir também notícias sobre o encontro em São Paulo com ex-ministros da Educação, para questionar as medidas do governo Bolsonaro. Nesta terça-feira (4), novos cortes em bolsas de estudo foram anunciados.

Ouça ainda a coluna do Mouzar Benedito, que conta sobre alguns nomes na língua Tupi, idioma de povos indígenas, que estão presentes em várias palavras que usamos no nosso dia a dia.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.

Edição: Michele Carvalho