Podcast

Chico Buarque: música e literatura com escrita refinada

Conhecido pela poesia musical, Chico escreveu também cinco livros

Ouça o áudio:

Chico Buarque conta com mais de 30 álbuns de música em sua carreira
Chico Buarque conta com mais de 30 álbuns de música em sua carreira - Reprodução página oficial de Chico Buarque no Facebook
Conhecido pela poesia musical, Chico escreveu também cinco livros

Considerado um dos grandes músicos brasileiros de todos os tempos, Chico Buarque se caracteriza pela poesia refinada de suas canções.

Outro ponto importante de sua obra é a abrangência.

Além das músicas, o artista já escreveu peças de teatro e livros.

E este foi um dos fatores que levaram Chico Buarque a ser agraciado com o Prêmio Camões, principal troféu literário em língua portuguesa.

A premiação avalia o conjunto da obra de escritores dos diversos países que possuem o português como língua oficial, casos de Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, por exemplo.

Ao todo, Chico escreveu cinco livros, como conta Maria Luisa Rangel, doutora em literatura comparada e teoria literária pela USP.

Apesar de considerar difícil comparar a obra literária com as músicas, pelas quais o cantor é mais conhecido do público, a professora consegue ver alguns pontos similares.

Em um de seus livros, Leite Derramado, Chico apresenta uma ligação com o seu lado compositor.

É possível perceber a ligação também entre os livros escritos pelo Chico Buarque. As semelhanças se apresentam em linha de pensamento do autor, que a pesquisadora chama de projeto literário.

Ou seja, os livros são uma oportunidade para saber um pouco mais de um dos principais artistas brasileiros. Certamente suas músicas são mais conhecidas da maioria da população e até por isso vale a pena conhecer um pouco mais os romances e tirar as próprias conclusões sobre as várias vertentes de Chico Buarque.

Edição: Michele Carvalho