Projeto Jovem Saber

Veras: se trabalhador não ocupar espaço não haverá lei a favor da classe trabalhadora

Deputado, que participou do Programa Jovem Saber, fala sobre importância de participação do povo nas políticas públicas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Programa Jovem Saber, que tem o objetivo de organizar, mobilizar e politizar a juventude do campo, da floresta e das águas.
Programa Jovem Saber, que tem o objetivo de organizar, mobilizar e politizar a juventude do campo, da floresta e das águas. - Contag

Um processo conectado de discussão de políticas públicas com a realidade local possibilita as pessoas compreenderem que as pessoas podem alcançar mudanças em seu cotidiano. A avaliação é de Carlos Veras, deputado federal pelo PT.  Ele esteve presente no Seminário Terra e Território: Diversidade e lutas, que reuniu mais de 50 organizações ligadas à questão agrária, na Escola Nacional Florestan Fernandes entre os dias 6 e 8 de junho, em Guararema, no o interior de São Paulo.

Continua após publicidade

Ele falou sobre o assunto ao abordar o Programa Jovem Saber, que tem o objetivo de organizar, mobilizar e politizar a juventude do campo, da floresta e das águas. O próprio Veras participou do projeto em 2005. "Durante muito tempo os trabalhadores rurais, os pobres, os trabalhadores do país, são direcionados pelos grandes meios de comunicação  como se você tivesse nascido pobre, em lugar de muita dificuldade, sem acesso as políticas públicas, fosse um resultado divino. Porque Deus quis, você nasceu pobre tem que se conformar e viver na miséria", explica.

Para mudar, na verdade, segundo ele, precisa de organização. "Se o trabalhador não ocupar esse espaço você não terá uma lei a favor da classe trabalhadora".

É importantíssimo tratar sobre sujeito, identidade e cidadania, porque é onde o jovem vem reafirmando a importância do seu protagonismo enquanto agente transformador de um mundo melhor, de um campo com condições de vida digna e um desenvolvimento rural sustentável e solidário", reforça Juliana Barbosa, assessora da juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que também esteve presente no Seminário terra e Território.

Edição: Tayguara Ribeiro