Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda
Agenda - BdF-RS

10/06 (segunda-feira) - Plenária dos movimentos sociais em preparação à Greve geral do dia 14  

Às 18h, no auditório do Sindibancários - Rua General Câmara, 424, centro de Porto Alegre.

O objetivo é organizar e mobilizar a greve geral de 14 de junho contra a reforma da Previdência, em defesa da educação e pela geração de empregos.


10/06 (segunda-feira) - Ato em defesa das moradias da Cruzeiro 

Às 19h, na Rua Silva Paes, 1600. Bairro Cruzeiro, em Porto Alegre

Manifestação em defesa das famílias ameaçadas de remoção.


11/06 (Terça-feira) - Assembleia Popular da Mineração

Das 9h30 às 16h, no CTG Porteira da Tradição, no Centro de Eldorado do Sul (Avenida Emancipação, 1000), região Metropolitana de Porto Alegre.

O objetivo da assembleia popular é debater os impactos do avanço da mineração no Rio Grande do Sul, uma vez que há pelo menos 166 projetos para serem implantados no estado — a maioria atinge a metade-sul. Quatro deles, considerados os mais avançados, estão situados entre Eldorado do Sul e Charqueadas (carvão), em Lavras do Sul (fosfato), São José do Norte (titânio) e Caçapava do Sul (cobre e zinco). Confira a programação:

9h30 – Ato de abertura

10 horas – Estudo sobre a situação do Brasil, com Cedenir de Oliveira, dirigente estadual do MST

11 horas – Estudo sobre a Reforma da Previdência de Bolsonaro, com Elton Scapini, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

12 horas  – Almoço (R$ 10,00)

13 às 16 horas – Estudo sobre os impactos da mineração, com Márcio Zonta, da coordenação nacional do MAM; e Caio dos Santos, pesquisador do Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil, vinculado à FURG.


11/06 (Terça-feira) - Cidades: Gentrificação e exclusão

Das 14h às 17h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA/Ufrgs) - Avenida Bento Gonçalves, 9500, em Porto Alegre.

O ILEA convida a todas e todos para mais um debate da 13ª edição do Ciclo de Conferências Estudos Avançados em Ciências e Humanidades: Cidades - gentrificação e exclusão. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições feitas no local. Confira os palestrantes:

Clarice Oliveira (Urbanismo/UFRGS)

Vanessa Marx (Sociologia/UFRGS)

Alexandre Magalhães (Sociologia/UFRGS)


11/06 (Terça-feira) -  III Seminário de Direitos Sociais: Que tipo de sociedade nós queremos? 

Às 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS - Avenida João Pessoa 80, em Porto Alegre.

O evento é gratuito. Organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Trabalho & Capital’, contará com as palestras: A (In)Seguridade Social no Brasil (Profa. Dra. Sonilde Lazzarin); O Impacto da Terceirização Irrestrita na Sociedade Atual (Profa. Dra. Valdete Severo)


11/06 (Terça-feira) - Mesa de Debate: O Governo Bolsonaro e a Reforma da Previdência

Das 19h às 22h, no Instituto de Psicologia da UFRGS - Rua Ramiro Barcelos, 2600, em Porto Alegre.

Compreendendo a importância de permanecermos mobilizados, fazendo crescer a luta defensiva para construção da greve geral do dia 14 de junho, o CASS (Centro Acadêmico de Serviço Social), em conjunto com a COMGRAD de Serviço Social e o DASEIN (Diretório Acadêmico Samuel Eggers, o incrível) convida a toda a comunidade do Instituto de Psicologia, assim como demais estudantes e trabalhadores, para a mesa de debate: O governo Bolsonaro e a Reforma da Previdência. A mesa contará com a participação de:

Lúcia Garcia, economista e professora da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE. Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.

Marianna Rodrigues, mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional na UFRGS e diretora da ANPG. 

Ana Laura Juk, estudante de Serviço Social da UFRGS e representante da atual gestão do CASS


13/06 (Quinta-feira) -  Direitos Territoriais Indígenas em Debate no STF

Das 18h30 às 21h30, no Campus Unisinos Porto Alegre - Av Nilo Peçanha, 1600.

O evento vai debater: o atual estado da arte da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a proteção dos direitos territoriais dos povos indígenas brasileiros; a constitucionalidade e convencionalidade da tese do marco temporal, que será apreciada pelo STF quando do julgamento da repercussão geral no Recurso Extraordinário (RE) 1017365; a importância do engajamento da sociedade civil nos debates sobre o tema, mediante a proposição de amicus curiae, cuja proposição se fará nos termos do vigente código civil. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: [email protected].


14/06 (Sexta-feira) - Greve Geral

Programação completa a confirmar


15/06 (Sábado) - Ato de Apoio - 1 Ano de Retomada Mbya nas Terras do Arado Velho

Das 13h às 22h, na praia de Copacabana (fica no início da Av do Lami - Ônibus linhas R68, 168, 268 e 273), bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

Ao completar um ano de vivência em seus territórios, num movimento de Retomada do modo de ser no Mundo Mbya, a liderança Timóteo Karai Mirim convida à todos apoiadores a participarem deste ato que tem como finalidade o fortalecimento entre aliados e também proporcionar um espaço para receber a comunidade na tentativa de diminuir as distâncias e preconceitos impostos no decorrer dos séculos de nossa história. Neste dia haverá roda de Conversa sobre Cultura Guarani e Retomadas Indígenas com Timóteo Karai Mirim; apresentações de músicos; exposição de fotografia da Retomada; poesia Mbya; arte manual Mbya; exposição de alguns utensílios de ancestrais Guarani encontrados nas terras do arado Velho; rádios web.


18/06 (Terça-feira) - Ciclo de Debates ILEA

Das 14h às 17h, no Salão de Atos da UFRGS - Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre.

ILEA convida para o lançamento do livro: O fim do Império cognitivo, com Boaventura de Souza Santos.

Edição: Marcelo Ferreira