Paraíba

REFLEXOS

PB: Segmentos debatem Reforma da Previdência e seus impactos no setor Cultural 

"O setor cultural vai ser fortemente atingido; a perspectiva de trabalhadores da cultura é de não se aposentarem"

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Debate sobre a Reforma da Previdência e impactos no setor cultural
Debate sobre a Reforma da Previdência e impactos no setor cultural - Card de Divulgação

O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult) irá realizar o debate “A Reforma da Previdência e seus impactos para os trabalhadores da cultura” nesta terça-feira (11/06), às 18h, na Sala de Cinema Aruanda, localizada no Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA/UFPB. Segundo a organização do evento, a iniciativa parte da percepção da alta informalidade existente nas relações de trabalho no setor cultural, que, com a Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro, aumenta ainda mais a fragilidade do setor para os trabalhadores. 
Alexandre Santos, pesquisador do Observatório de Políticas Culturais, explica que a ideia é gerar um maior esclarecimento entre a comunidade artística e cultural sobre os impactos da Reforma da Previdência e sobre os riscos que ela representa: “Os agentes culturais de trabalhadores da cultura mantêm relações de trabalho majoritariamente informais, principalmente em cidades como a nossa, João Pessoa, e queremos gerar esse esclarecimento para, em perspectiva, trazer essas pessoas para a luta contra a reforma da Previdência. O setor cultural vai ser fortemente atingido; a perspectiva de trabalhadores da cultura é de não se aposentam da forma como o texto do projeto constitucional está colocado, e as pessoas precisam se engajar também no processo de luta contra a reforma da Previdência”, disse Alexandre.
A mesa-redonda será composta por quatro debatedores, sendo: a produtora cultural Dina Faria, representante do Fórum de Produtores Culturais de João Pessoa, o professor Edson Franco de Moraes, do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB, a professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFPB, Josineide Bezerra, o Procurador do Ministério Público Federal, José Godoy, sob mediação da pesquisadora Gilvanedja Mendes, do ObservaCult.  
A realização da mesa-redonda é fruto do projeto de extensão Circuito de Debates ObservaCult: Diálogos, Cultura e Sociedade, aprovado no Edital UFPB no seu Município (Coex/Prac). O projeto visa realizar um circuito de encontros temáticos em formato de mesas-redondas, levando à comunidade artístico-cultural, bem como a toda população pessoense, a possibilidade de refletir e construir soluções viáveis às problemáticas envolvidas numa diversidade de temas pertinentes da atualidade.
Serviço – Mesa-redonda “A Reforma da Previdência e os impactos sobre os trabalhadores da cultura”
– Data: 11/06/2019 – Horário: 18:00 – Local: Sala de Cinema Aruanda (Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA, Campus I da UFPB) – Entrada gratuita! – Confirme presença no Facebook: http://bit.ly/debateprevidenciaecultura – Para obter certificado, inscreva-se: http://bit.ly/previdenciaecultura Realização: OBSEVACULT, NUPLAR, UFPB e IFPB A entrada é gratuita e aberta ao público. Mas quem tiver interesse em receber certificado, deverá inscrever-se através do link: http://bit.ly/previdenciaecultura.  

Edição: Cida Alves