VAZA JATO

Senador quer CPI da Lava Jato para apurar "conspiração" eleitoral

"Se for comprovada a transcrição das conversas, ficará claro que houve interferência marcante", diz parlamentar baiano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ângelo Coronel (PSD-BA) também quer convocar Moro e Dallagnol para depor na CCJ do Senado
Ângelo Coronel (PSD-BA) também quer convocar Moro e Dallagnol para depor na CCJ do Senado - Geraldo Magela | Agência Senado

O senador Ângelo Coronel (PSD-BA) pretende protocolar um pedido de CPI para investigar o conluio entre os procuradores da Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro, segundo informou nesta segunda-feira (10) o site Congresso em Foco.

A intenção, disse o senador, é investigar se uma “conspiração” interferiu nas eleições de 2018, ao tirar o ex-presidente Lula da disputa com uma condenação sobre a qual o autor da denúncia admitiu não ter convicção sobre a peça acusatória.

Tal afirmação consta da série de conversas entre Moro e os procuradores, vazadas no domingo pelo site The Intercept e que mostram a imparcialidade e as ilegalidades cometidas pelos que condenaram Lula e o afastaram do processo eleitoral.

Coronel também afirmou que vai pedir a convocação do ministro e do procurador Deltan Dallagnol na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado.

“Não quero politizar, mas quero uma Justiça imparcial e um Ministério Público que trabalhe sem viés ideológico”, ressaltou. “A condenação do ex-presidente mudou a história das eleições do Brasil. Não se pode ter membro da Justiça que aja sem a prerrogativa da imparcialidade. Se for comprovada a transcrição das conversas, ficará claro que houve interferência marcante”, acrescentou.

“A Lava Jato recuperou muitos recursos, mas muitos advogados ficaram milionários com essas delações. Tem de ser uma CPI aprofundada. Não estou contra a punição daqueles que malversaram o dinheiro público. Quero investigar se houve uma conspiração”, concluiu Coronel.

Edição: João Paulo Soares