COPA AMÉRICA

Evento em SP discutirá futebol e política em jogo entre Brasil e Venezuela

Atividade foi organizada pelo Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela e recebeu adesão de uma série de instituições

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O evento terá início às 19h com um bate papo sobre a escalada de tensões no país caribenho em decorrência das ameaças de intervenção dos EUA
O evento terá início às 19h com um bate papo sobre a escalada de tensões no país caribenho em decorrência das ameaças de intervenção dos EUA - Reprodução

Ocorrerá na Vila Anastácio, em São Paulo, na próxima terça-feira (18), o evento “Brasil x Venezuela: Futebol e Política”. Organizado pelo Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela, em parceria com diversas entidades e movimentos, a atividade pretende organizar uma discussão em torno da situação política dos dois países latino-americanos, que irão se enfrentar na fase de grupos da Copa América. 

O evento terá início às 19h com um bate papo sobre a escalada de tensões no país caribenho em decorrência das ameaças de intervenção norte-americana. Também será discutido o papel do governo brasileiro, liderado por Jair Bolsonaro, na intensificação das pressões contra o país vizinho. Às 21h30, os debates darão lugar a exibição do jogo entre as seleções de Brasil e Venezuela, que será exibido em um telão.

Segundo Giovani Del Prete, do Comitê Brasileiro Pela Paz na Venezuela, o evento irá “discutir esse casamento entre futebol e política, olhando para o caso específico da Venezuela, porque semanalmente vemos a escalada da violência contra o país e o governo Bolsonaro tem aumentado essa investida. Ao invés de promover a paz e buscar uma saída pacífica, o governo brasileiro acaba jogando mais lenha nessa fogueira”. 

A ideia de organizar a atividade partiu do Coletivo Democracia Corintiana, que viu, segundo Del Prete, “uma boa oportunidade de conseguir amplificar o alcance dos debates para além da militância, trazendo o povo do mundo do futebol para essa discussão”. 

A roda de conversa será composta principalmente pelo PorComunas, Respeito Futebol Clube e Coletivo Democracia Corintiana, grupos progressistas ligados ao futebol. 

Serviço

O evento ocorrerá na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 19h30, no Bar Estação, que fica na Rua Bernardo Guimarães, 263, Vila Anastácio (próximo a Estação Domingos de Moraes do trem, que tem fácil acesso a partir da estação Barra Funda). Para mais informações, visite a página do evento clicando aqui.

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira