Pernambuco

MANIFESTAÇÃO

Trabalhadores rurais fecham PE-60 em Barreiros

Reivindicação é por mais infraestrutura na comunidade

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ato foi Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Barreiros e durou boa parte da manhã
Ato foi Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Barreiros e durou boa parte da manhã - Reprodução

Na segunda (10), trabalhadores rurais bloquearam a rodovia PE-60, na altura de Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, O protesto, que durou parte da manhã, foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Barreiros.

Grande parte das famílias que estavam na manifestação são reassentadas, como explica a trabalhadora rural Bárbara Flores "Somos famílias oriundas de Engenhos de SUAPE. Fomos reassentados aqui com acordos e promessas q não foram cumpridas. Um lugar que o governo estadual disse que iria ser um Assentamento Modelo do estado, tem sido modelo de exclusão", explica.

As famílias tem diversas dificuldades, como a falta de escolas nas comunidades, o serviço de saúde inoperante e a dificuldade de transportar pessoas e a produção, já que as pontes que ligam a comunidade rural à cidade estão em risco. Mesmo com a mobilização das famílias, ainda não houve nenhuma iniciativa de diálogo com governo estadual ou municipal.

Edição: Monyse Ravenna