paralisação

Clima de confusão no terminal Jabaquara, em SP, na manhã da Greve Geral

Trabalhadores ouvidos pelo Brasil de Fato não sabiam se conseguiriam chegar ao trabalho, mas manifestaram apoio à pauta

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Trabalhadoras e trabalhadores aguardam em frente aos portões por informações sobre o funcionamento do transporte
Trabalhadoras e trabalhadores aguardam em frente aos portões por informações sobre o funcionamento do transporte - Foto: Marcos Hermanson

Em dia de Greve Geral nacional contra a proposta de reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL), o clima no Terminal Jabaquara - que congrega ônibus comuns, intermunicipais e a estação final da linha azul do metrô - é de confusão e anormalidade.

::Acompanhe a cobertura do Brasil de Fato da Greve Geral por todo o Brasil

Parados em frente aos portões fechados da estação de metrô, muitos passageiros se viram impedidos de chegar ao trabalho e se perguntavam se haveria normalização das atividades na linha.

O tráfego de ônibus e carros é intenso na Avenida Armando de Arruda Pereira, principal via na região da estação. Com o fechamento do metrô, muitos passageiros decidiram recorrer aos ônibus, o que parece ter sobrecarregado o sistema.

Segundo um fiscal de linha, os carros das operadoras de ônibus ViaSul, Via Grajaú, A2 Transportes e Mobi Brasil ficaram nas garagens até seis da manhã, quando governo e sindicato chegaram a um acordo para a retomada das operações. Para motoristas e cobradores, portanto, a greve geral do dia de hoje durou apenas 6 horas.

::Leia mais: Trabalhadores cruzam os braços e vão às ruas em todo Brasil para protestar

Aqueles que trabalham no comércio das estações - desde os barraqueiros que vendem café e salgados até funcionários de franquias - relatam que, mesmo com o fato de os passageiros terem se aglomerado em frente aos portões e nos pontos de ônibus, as vendas diminuíram bastante. 

"Meu cliente é a pessoa que passa e vai até o metrô. Aqui, com a muvuca, as pessoas estão angustiadas. Por isso o movimento está fraco", contou um vendedor de tapiocas.

No geral, o sentimento é de ansiedade em relação ao travamento das vias e fechamento do metrô, mas o apoio à mobilização é quase unânime entre aqueles ouvidos pela reportagem.  

A reforma da previdência, principal motivo da greve de hoje, é vista como um jeito de aprofundar a exploração de quem tem sofrido com a recessão e a pauperização, fazendo com que os trabalhadores paguem por uma crise da qual já são as principais vítimas. 

Por isso, mesmo levando em conta os transtornos causados, a movimentação é vista com bons olhos.

Edição: Rodrigo Chagas