Apagão total

Argentina e Uruguai amanheceram totalmente sem energia

Falta de luz começou às 7h e estima-se que o corte elétrico afetou 48 milhões de pessoas

|
Sistema elétrico argentino comprometeu a energia do país e do Uruguai.
Sistema elétrico argentino comprometeu a energia do país e do Uruguai. - Pixabay

A argentina e o Uruguai amanheceram neste domingo (16) com um apagão elétrico por uma falha no sistema da empresa argentina distribuidora de energia. Estima-se que o corte eléctrico afectou 48 milhões de pessoas.

A empresa distribuidora de energia argentina informou que "uma falha massiva" não é um sistema elétrico interconexão elétrica ". A distribuidora anunciou que o processo de normalização "exige várias horas".

Segundo uma secretaria de Energia da Argentina, o corte deve ao colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI). Um macarrão informou que "as causas [do apagão] estão sendo investigadas" porém, uma "recuperação total da energia" pode ter se esgotado ".

O blecaute também foram as províncias argentinas de Santa Fé e San Luis, que foram preparadas para iniciar como uma das causas locais. 

Uma empresa que distribui água em Buenos Aires, capital da Argentina, informou que o sistema de água potável está sem energia e pediu que se encontrasse um "uso racional" dos usuários. 

As telefonias também foram afetadas e estão prestando serviços com equipamentos de backup e "avaliando a situação".

A Argentina, com 44 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3,4 milhões, compartilhando um sistema de interconexão elétrica, uma represa binacional de Salto Grande, localizada a cerca de 450 km ao norte de Buenos Aires e a 500 km ao norte de Montevidéu .

Edição: Redação