Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 17 de junho de 2019
Agenda da semana do dia 17 de junho de 2019 - BdF-RS

18/06 (terça-feira) - Ciclo de Debates ILEA: As Epistemologias do Sul e a Reinvenção da Democracia

Às 14h, no Salão de Atos da UFRGS - Avenida Paulo Gama, 110. Porto Alegre.

Nessa terça-feira (18) ocorre a conferência do professor e pesquisador português e Doutor Honoris Causa pela UFRGS, Boaventura de Sousa Santos. A palestra ‘Epistemologias do Sul e a reinvenção da democracia”. Logo após a conferência, Boaventura lançará o seu novo livro ‘O fim do império cognitivo’. A atividade é aberta ao público e tem entrada franca. Inscrições serão feitas no dia e local do evento. A palestra integra a programação do ciclo de debates ‘A Universidade do Futuro’, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) e pela ADUFRGS-Sindical.


18/06 (terça-feira) - Lançamento do Comitê de Combate à Megamineração no RS

Às 18h30, no CPERS/Sindicato - Av. Alberto Bins, 480. Centro de Porto Alegre.

Preocupadas com os impactos socioambientais de megaprojetos de mineração previstos para o Rio Grande do Sul, diversas entidades ambientais, sindicais, associativas e movimentos sociais criaram o Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM/RS). No lançamento, será divulgado o Manifesto "Sim à vida, não à destruição!”. O evento é aberto a toda a comunidade.


18/06 (terça-feira) - Reforma da Previdência e os Impactos para a Classe Trabalhadora

Às 18h30, na Biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS. Rua Ramiro Barcelos 2600 – Térreo. Porto Alegre.

O Programa de Extensão de Movimentos Sociais e Serviço Social, conjuntamente com o Projeto de Gênero, Sexo, Classe, Raça e Etnia, convida Valdete Souto Severo, doutora em Direito do Trabalho, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região e colunista do Justificando, para contribuir no debate. A reforma da Previdência é o carro-chefe do projeto político neoliberal do governo Bolsonaro (PSL), que vem articulando os mais diversos setores da elite econômica brasileira para garantir o crescimento das suas riquezas, explorando ainda mais o povo. No entanto, grande parte dos trabalhadores e da juventude, desconhece os impacto dessa reforma, fazendo com que o debate sobre ela seja urgente e essencial.


18/06 (terça-feira) - Diálogos Democráticos debate: ‘homeschooling’

Às 14h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255. - Centro de Porto Alegre.

A Associação Mães e Pais pela Democracia, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promove mais uma edição dos Diálogos Democráticos, que terá como tema a educação domiciliar (homeschooling). A convidada para falar sobre esse tema é a professora Luciane Muniz Barbosa, da Universidade de Campinas (Unicamp). Não precisa ser realizada inscrição prévia e o evento contará com certificação de extensão da UFRGS.


18/06 (terça-feira) - Amor como Revolução: roda de conversa com Manu e pastor Henrique

Às 18h, no bar do Justo - Escadarias da Borges de Medeiros 741. Centro de Porto Alegre.

A ex-deputada Manuela D’Ávila recebe o pastor Henrique Vieira para um bate papo e lançamento do seu livro, O Amor Como Revolução. O livro fala sobre o poder renovador do amor. O pastor tem enfrentado bravamente quem usa o cristianismo para fomentar o ódio e a intolerância. Após o bate-papo, Henrique lança oficialmente seu livro com sessão de autógrafos. O evento, Manu também estará divulgando seu livro, Revolução Laura.


19/06 (quarta-feira) – Audiência pública: A situação dos Mbyá Guarani da Ponta do Arado

Às 9h45, na sala de Convergência Adão Pretto, térreo da Assembleia Legislativa do RS – Praça Marechal Deodoro, 101. Centro de Porto Alegre.

Por proposição do deputado Jeferson Fernandes (PT) e organizações da sociedade civil de defesa dos povos indígenas, acontece nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa do RS, a audiência pública sobre a situação dos Mbyá Guarani da Ponta do Arado, localizada na Zona Sul de Porto Alegre.


19/06 (quarta-feira) - Conflitos entre Problemas Ambientais e Política

Às 14h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados – ILEA/Ufrgs - Avenida Bento Gonçalves, 9500. Porto Alegre.

O ILEA convida a todas e todos para mais um debate da 13ª edição do Ciclo de Conferências Estudos Avançados em Ciências e Humanidades. Com o tema “Conflitos entre Problemas Ambientais e Política”, o evento terá como palestrantes Sérgio Camiz (Matemática/Universitá La Sapienza), Rualdo Menegat (Geociências/UFRGS) e Valério Pillar (Biociências/UFRGS). O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas no local.

 

Edição: Marcelo Ferreira