Podcast

Conheça os superpoderes da mangaba, fruta característica de Sergipe

O chá das folhas da mangaba é muito utilizado para melhora da cólica menstrual

Ouça o áudio:

A mangaba é fonte econômica de centenas de mulheres sergipanas.
A mangaba é fonte econômica de centenas de mulheres sergipanas. - Pixabay
O chá das folhas da mangaba é muito utilizado para melhora da cólica menstrual

Existe uma fruta poderosa que se chama mangaba, muito comum no nordeste, mais especificamente no estado de Sergipe, o maior produtor desse alimento. 

A fruta é poderosa não por garantir a quem a consome superpoderes e sim porque é rica em super nutrientes.

A mangaba é fruto da mangabeira, uma árvore de tronco vermelho que produz látex e pode chegar a dez metros de altura. É típica do bioma da Caatinga. 

A fruta é muito consumida na forma de sorvete e em polpa concentrada. A nutricionista sergipana Ana Caroline Cardoso Silva ressalta que até mesmo as folhas e a casca podem ser ingeridas.

“O chá das folhas é muito utilizado para melhora da cólica menstrual e a casca também é utilizada como estimulante das funções hepáticas e tratamento de doenças da pele. Na medicina popular, o tronco e as folhas fornecem o látex, que é um leite aplicado para combater a tuberculose, úlceras, herpes, pancadas, inflamações e diarreias”, comenta.

Um dos principais fatores para que essa fruta seja tão popular e tão recomendada pelos profissionais da saúde é a quantidade de nutrientes e minerais que ela carrega.

“É uma fruta rica em vitamina C, vitamina A, cálcio e ferro. Uma porção de 100g de mangaba fornece aproximadamente 43 calorias. 2,8 miligramas de ferro, 41 miligramas de de cálcio, 33 miligramas de vitamina C e 30 miligramas de vitamina A”, destaca a nutricionista. 

Justamente pela presença destes nutrientes, a mangaba também é aliada ao combate da anemia e osteoporose ou deficiência de cálcio.

“Por ser uma fruta rica em vitamina A, ela acaba melhorando a saúde da visão e combate os radicais livres, sendo um excelente antioxidante, além de melhorar o sistema imunológico por também ser fonte de vitamina C. Ela também auxilia no combate da anemia por conter ferro, e na saúde óssea por conta do cálcio.”

Outro uso comum da fruta é na indústria farmacológica, que inclui atividade antioxidante, anti-alérgica, anti-inflamatória, antitumoral, antibacteriana, efeitos gastroprotetivos e hepatoprotetivos.

De acordo com a nutricionista, a recomendação é comer pelo menos 100g de mangaba por dia: “o ideal é que a gente consuma 100g de mangaba para obter todas essas fontes de vitaminas e minerais nessas quantidades que falei, e essa fruta pode ser utilizada de várias formas. Você pode comer a fruta, é deliciosa, pode fazer um suco, compota, geleia, sorvete, mas o ideal é que ela seja realmente incluída na alimentação durante a semana”.

A forma mais conhecida de comer a mangaba é por meio do sorvete, que é muito querido e famoso no nordeste. 
 

Edição: Michele Carvalho