Paraná

Campanha

Ajude a manter o Brasil de Fato Paraná nas ruas

Contribua pela plataforma Benfeitoria, depósito bancário ou ajude a divulgar a campanha

Curitiba |
Campanha de financiamento é lançada para manter o BDF-PR nas ruas
Campanha de financiamento é lançada para manter o BDF-PR nas ruas - Foto Giorgia Prates. Arte: Vanda Moraes

Semanalmente são distribuídos gratuitamente 20 mil exemplares da edição impressa do jornal Brasil de Fato Paraná. Atualmente, é o único jornal voltado para a classe trabalhadora que tem sua versão impressa. Além disso, sua distribuição é feita por militantes e uma equipe qualificada, que dialoga com a população sobre os temas abordados. Para manter essa distribuição, desde o mês passado existe campanha de arrecadação financeira via depósito bancário. E, agora, há a possibilidade de contribuir pela Plataforma Benfeitoria.
A plataforma é um instrumento de arrecadação colaborativa. Isto é, quando um grupo de pessoas se identifica com algum projeto e resolve contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Neste sistema, cada colaborador, de acordo com o valor da sua contribuição, ganha um prêmio em forma de agradecimento.
A rede Brasil de Fato configura-se cada vez mais como um sistema de comunicação independente, de esquerda, preocupado em traduzir as lutas e anseios populares, sem os interesses da mídia comercial. Da experiência inicial de 2003, quando o BDF surgiu como um jornal padrão por assinatura, hoje o avanço se deu nas diversas linguagens e ferramentas. De programas de rádio distribuídos pela internet ou em diferentes rádios (comerciais, comunitárias, etc.), passando pelo site, redes sociais.
Mas uma das principais ferramentas é o jornal impresso: tabloide, de distribuição gratuita, levado às ruas em tiragens massivas. No Paraná, são vinte mil exemplares semanais, em 26 cidades e 50 pontos de distribuição.
A perspectiva para 2019 é de dificuldade financeira e queremos lançar uma campanha para angariar apoio, de modo a que o BDF não saia das ruas neste momento. Ao contrário, que seja possível ampliar as vozes dos trabalhadores nas ruas, em cada cidade do Paraná, em mais pontos de distribuição nos bairros da capital.

COMO CONTRIBUIR NA PLATAFORMA
Para participar é fácil. O primeiro passo é acessar o link da campanha “Mantenha o Brasil de Fato nas ruas” na plataforma Benfeitoria. Acesse aqui

Escolha o valor que deseja contribuir, de 20 a 1.000 reais, e transfira o valor para a conta da campanha, que aparecerá na plataforma. O objetivo é arrecadar 30 mil reais, que serão investidos da seguinte forma: 57% em gráfica, 24% na redação e 19% em estrutura para distribuição.

LIVROS AUTOGRAFADOS POR LULA SÃO PRÊMIOS DA CAMPANHA
Cada valor, uma premiação diferente. No caso do Brasil de Fato nas ruas, os colaboradores poderão ganhar livros, filmes, fotografias e os livros “ A Verdade Vencerá”, da editora Boitempo, e o livro “Caravana da Esperança – Lula pelo Nordeste”, com fotos de Ricardo Stuckert, e com autógrafo do ex presidente Lula.

OUTRAS FORMAS DE CONTRIBUIR
Além da plataforma on-line, é possível fazer depósito bancário na conta da campanha e também ajudar divulgando, compartilhando e repassando para os amigos, conhecidos, nos locais de trabalho e família. Ajudar o jornalismo popular é uma das formas de resistência a um projeto que vem trazendo retrocesso e aniquilação dos direitos sociais no Brasil.

Informações para depósito

Caixa Econômica Federal
Agência: 0663
Operação: 022
Conta Poupança: 90-2
Cooperativa de Comunicação LTDA
CNPJ: 01.594.863/0001-05
 

Edição: Frédi Vascncelos