IMAGENS

Fotos Públicas volta ao ar nesta segunda-feira em parceria com o Brasil de Fato

Site cumpre papel de democratização da comunicação com a garantia de imagens de qualidade e gratuitas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nascido em 2013, o Fotos Públicas está fora do ar desde 22 de fevereiro deste ano, por falta de financiamento. O site, que reúne imagens jornalísticas para uso gratuito, voltará a ativa nesta segunda-feira (24), após uma parceria com o Brasil de Fato.

Continua após publicidade

A ferramenta, criada em 2013 por um grupo de fotojornalistas e editores, concentra fotos licenciadas em Creative Commons, permitindo seu uso desde que citada fonte e autor.

“O Fotos Públicas é o único site de fotojornalismo que democratiza o acesso a fotos do Brasil e do mundo para os jornalistas. Todos os dias, ao acessar o Fotos Públicas, o público vai encontrar imagens, com agilidade, de acontecimentos mundiais”, afirma Jorge Araújo, editor do portal.

Continua após publicidade

O site é muito usado por veículos da imprensa alternativa e mídias locais, que não têm acesso aos bancos de imagens das agências. “O Fotos Públicas é uma importante ferramenta de disputa de narrativa imagética e instrumento para a democratização da comunicação. Fortalecendo inclusive os veículos de mídia alternativas que podem romper com o oligopólio das grandes agências de imagens, da mídia comercial”, aponta Nina Fideles, da direção do Brasil de Fato.

Por esse motivo, surge a parceria entre as iniciativas, explica Fideles: “A gente entende a parceria com o Fotos Públicas muito urgente. Para além do trabalho do Brasil de Fato, que disputa a narrativa por meio de um jornalismo de qualidade e comprometido com o povo brasileiro, entramos nessa parceria para também disputar por meio da fotografia”.

A partir do dia 24 de junho a plataforma poderá ser acessada pelos domínios fotospublicas.com ou fotospublicas.brasildefato.com.br

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira