Pernambuco

Guia

Confira programação do São João no Recife

Na capital pernambucana, festas nos bairros, mostra gastronômica e shows de artistas locais dão o tom da comemoração

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Festa popular, o São João tem tradição na cidade
Festa popular, o São João tem tradição na cidade - Andréa Rêgo Barros/PCR

Com a cidade mais colorida e a moda xadrez em alta, os pernambucanos automaticamente reconhecem a chegada do período de comemorações do mês de junho no Nordeste. Com o feriadão, muita gente aproveita para dar uma descansada ou viajar. No entanto, para quem for curtir os festejos na capital pernambucana, também tem banquete de milho e forró pé de serra no São João recifense. Confira onde celebrar as festas juninas:

Sítio Trindade
Em Casa Amarela, os shows começam na sexta-feira (21) e seguem até a segunda-feira (24). No palco principal, vai ter apresentação todos os dias, a partir das 19h, com artistas como Nando Cordel, Maciel Salú, Silvério Pessoa, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Maciel Melo e Quinteto Violado. Isso tudo no palco principal, porque na Sala de Reboco as bandas iniciam o pé de serra a partir das 18h. No Pavilhão de Quadrilhas acontece o 35º Concurso de Quadrilhas Juninas. No palco infantil o arrasta-pezinho está garantido com atrações no domingo e segunda-feira, sempre no turno da tarde, voltadas para as crianças.
Além de muita música regional, o Sítio Trindade recebe, também, a 13ª Exposição de Culinária Afro-Brasileira, com degustação gratuita de comidas típicas de terreiros e celebrações de matriz africana, aberta ao público das 18h às 22h.

Procissão dos Santos Juninos
No sábado (22), a 13ª Procissão dos Santos Juninos traz uma mistura de festa e fé, com cortejo saindo do Morro da Conceição em direção ao Sítio Trindade, em celebração aos santos católicos padroeiros do Ciclo Junino. A liturgia começa às 16h, no Santuário do Morro da Conceição. A partir das 18h, o cortejo desce o morro, acompanhado pelos bacamarteiros.

Pátio de São Pedro
No bairro Santo Antônio, os recifenses poderão conferir as atrações do pátio de São Pedro nos dias 23 e 24 de junho. Nos dois dias, as atrações começam às 17h30 e seguem até a noite. No domingo, a festa começa com a Quadrilha Junina Brincant’s Show e segue com shows do Grupo Pernambucaneando (18h), Nando Cordel (19h), Derico Alves (20h), Luizinho de Serra (21h10) e Geraldinho Lins (22h20). Na segunda-feira, quem inicia a programação é a Quadrilha Mirim Evolução, seguida por Dona Glorinha do Coco (18h), Sagrama (19h), Walmir Chagas (20h), Cikó Macedo (21h10) e Fim de Feira (22h20), encerrando a folia junina.

Arraial da Resistência Lula Livre
Nos dias 21 e 22 de junho tem festa e luta popular no Armazém do Campo, com muito forró e comidas típicas. O endereço é avenida Martins de Barros, 387, bairro Santo Antônio. É gratuito.

Arraiais nos Bairros
Barro
No Barro as festas juninas também acontecem no domingo e na segunda-feira, sempre a partir das 18h. As comemorações contam com coco, shows de artistas locais e quadrilhas.

Bongi
No bairro do Bongi, a festa começa às 18h do domingo, com apresentações musicais, além de quadrilhas e cirandas. As comemorações seguem na segunda-feira.

Campo Grande
A festa em Campo Grande inicia às 18h do sábado (22). Dentre as atrações, estão quadrilhas juninas, artistas de coco, ciranda e a cantora Michelle Melo, que encerra a festa no domingo (23).

Cordeiro
No Cordeiro, as apresentações acontecem nos dias 22 e 23, sempre a partir das 18h, com shows, orquestra, quadrilha e muito forró. O encerramento fica por conta de Elys Viana.

Ibura
Às 18h do domingo, é dada a largada das comemorações no Ibura. Serão dois dias de festa, com diversas atrações musicais. A Banda Veneno encerra os festejos.

Lagoa do Araçá
No sábado, o São João na Lagoa inicia às 18h com Coco dos Pretos. Além de muita ciranda e quadrilha, se apresentam Petrúcio Amorim, Dudu do Acordeon, Geraldo Maia, Nádia Maia, Tribo Cordel e Nando Cordel.

Poço da Panela
Fim de semana agitado no bairro da Zona Norte do Recife. No sábado à noite tem quadrilhas e apresentações musicais. No domingo, Geraldinho Lins toca às 19h, seguido por diversas atrações.

Totó
Com apresentações musicais nos dias 22 e 23, como quadrilhas e coco, o palco traz, também, shows de artistas locais e a Ciranda Pernambucana de Olinda do Mestre Ferreira.

Vila Tamandaré
O último polo de bairro da cidade também tem atrações para o sábado e domingo, sempre a partir das 18h. No sábado, coco, quadrilha e encerramento de Almir Rouche. O domingo também está recheado de atrações.

Edição: Vinícius Sobreira