Qual é o bairro?

Cidade Alta: o bairro origem do município do Natal (RN)

Lugar onde nasceu a capital potiguar é hoje um dos mais importantes pontos da cidade

Brasil de Fato | RN |
Palácio Felipe Camarão, prédio sede da Prefeitura Municipal do Natal, localiza-se na Cidade Alta
Palácio Felipe Camarão, prédio sede da Prefeitura Municipal do Natal, localiza-se na Cidade Alta - Divulgação

O atual bairro da Cidade Alta, também chamado de "Centro", foi o local onde nasceu o município do Natal, Rio Grande do Norte, em 25 de dezembro de 1599. É considerado, portanto, o berço da cidade, sendo seu primeiro núcleo de povoamento. Quando os portugueses chegaram para conquistar o espaço, o lugar escolhido para erguer a cidade foi o alto onde, hoje, localiza-se a Praça André de Albuquerque. Neste sítio construíram, inicialmente, a capela, a casa de Câmara, a Cadeia e instalaram o pelourinho. 
Durante muito tempo os moradores desta parte da cidade eram chamados de Xarias, comedores do peixe nobre xaréu, rivais dos Canguleiros, moradores de Ribeira, comedores do peixe Cangulo, considerado de menor valor. 
Atualmente o bairro é um dos mais importantes pontos comerciais da cidade e onde ficam prédios públicos, como a Prefeitura da cidade, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. É também um polo de arte e cultura, com a presença de diversos prédios históricos, bares com atrações culturais, centros culturais e museus
 

Edição: Marcos Barbosa