Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre e região

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 24 de junho de 2019
Agenda da semana do dia 24 de junho de 2019 - BdF-RS

26/06 (quarta-feira) - Debate sobre violência contra a população LGBT em Porto Alegre

Às 18h30, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Centro Histórico - Porto alegre.

Na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBT convidamos a todas e todos para um debate sobre violência contra a população LGBT em Porto Alegre. No dia 26 de junho, a partir das 18h30min, estaremos no Plenarinho da Assembleia Legislativa para promover este diálogo entre movimentos sociais e órgãos públicos. Ainda contaremos com uma exposição de fotografias que celebram a diversidade e uma homenagem à ativista Marcelly Malta, que receberá uma medalha da Assembleia Legislativa por conta de seu histórico em defesa da comunidade LGBT. O debate é uma iniciativa da Comissão Especial da Assembleia Legislativa para Análise da Violência Contra a População LGBT, presidida pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). A Comissão já realizou audiências públicas em Canoas, Pelotas, São Leopoldo e Santa Maria. Em agosto, quando encerra seus trabalhos, apresentará um relatório contendo um diagnóstico da situação de violência contra LGBTs no Rio Grande do Sul e propostas de políticas públicas para combater o problema. Por isso a participação de todas e todos é fundamental neste processo!

Programação do evento: Abertura de exposição fotográfica de Fernanda Piccolo e homenagem a Marcelly Malta, com a entrega da medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa (18h30), apoio: Nuances - Grupo Pela Livre Expressão Sexual, Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade e Igualdade. Audiência Pública da Comissão Especial para Análise da Violência Contra a População LGBT (18h45).


26/06 (quarta-feria) - Café com Direitos - Resistência Socioambiental

Às 18h30, no Clube de Cultura - Rua Ramiro Barcelos, 1853. Porto Alegre.

A FLD realizará o Café com Direitos - Justiça Socioambiental, no Clube de Cultura. Junto ao evento acontecerá o lançamentos das seguintes publicações e vídeos: Pampa, é aqui que a gente vive; Aprendendo agroecologia no pátio da Escola; Vídeo Pampa: memórias e saberes do nosso lugar; Vídeo Não era assim…aqui no Pampa; Ser mulher indígena é... narrativas de mulheres indígenas brasileiras; Cerâmica Apurinã: resistência com as mãos de barro; Quebrando preconceitos, construindo respeito; Vídeos que acompanham o material Quebrando preconceitos - associados a semana dos povos indígenas.

Estarão contribuindo com diálogos de luta e esperança: Sueli Venhkre Tomás, representante das mulheres da Terra Indígena Por Fi Ga; Marcos Vesolosquzki, estudante Kaingang de Direito na UFRGS; Emilio Voigt, Assessor Teológico da Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Letícia Paranhos, Amigos da Terra Brasil; Rosecler Winter, Representante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa; Nástia Ceci Manetzeder Aires, Professora da Rede Sinodal de Educação; Mais informações sobre os materiais que serão lançados no Café e os arquivos para download estão disponíveis em https://bit.ly/2FlIce7


27/06 (quinta-feira) - Ciclo de Debates "O Racismo Tem Dessas Coisas"

Às 18h, no Conselho Regional de Psicologia do RS - Av. Protásio Alves, 2854 - Petrópolis, Porto Alegre.

Dando sequência ao ciclo de debates “O Racismo Tem Dessas Coisas”, o Núcleo de Relações Raciais do CRPRS debate o racismo na infância na quinta-feira, 27/06, às 18h, no auditório do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854 - 4º andar), em Porto Alegre. A atividade contará com a participação das seguintes convidadas:

- Marilene Leal Paré - Mestre em Educação pela PUC/RS, ex- coordenadora do Programa de Educação Anti-Racista junto à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS;

- Perla da Silva dos Santos - Coordenadora e fundadora do Projeto Meninas Crespas. É graduada no curso de Licenciatura em Dança na UFRGS, performer, professora na Rede Municipal de Porto Alegre, colunista do jornal Empoderado de São Paulo (responsável pelo espaço Afro-gaúcho);

- Michele Pens - Presidente da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS;

Os encontros são abertos a psicólogas/os, a estudantes e ao público em geral. Em julho, o debate será sobre "O racismo tem dessas coisas na Imigração".

O ciclo "O Racismo Tem Dessas Coisas" é uma iniciativa do Núcleo de Relações Raciais (NRR) do CRPRS e tem como objetivo promover a reflexão sobre estratégias de superação do racismo em diferentes campos de atuação da Psicologia, incluindo locais de trabalho, organizações, políticas públicas, formação, socioeducação, entre outros. Inscrições em https://www.sympla.com.br/o-racismo-tem-dessas-coisas-na-infancia__552329.


27/06 (quinta-feira) - Audiência Pública sobre o Projeto Mina Guaíba

Às 18h, no Ginásio da E. M. E. F. David Riegel Neto - Av. Emancipação, 664. Eldorado Do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

Evento promovido pela Empresa Copelmi


27/06 (quinta-feira) - As Mulheres e a Reforma da Previdência

Às 19h, no Sindicato dos Sapateiros De Novo Hamburgo - Rua Joaquim Nabuco, 173, Novo Hamburgo.

Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei complementar que pretende mudar completamente todo o sistema previdenciário basileiro. E é naquilo que tange as mulheres direta ou indiretamente que ocorrerão as principais mudanças. Será que isso que vai salvar o nosso país? Por isso, a UBM em parceria com a OAB Mulher, Sindicato das Sapateiras, Sindprof, Sindicato dos Comerciários e UENH, convidam a comunidade hamburguense a participar do debate As mulheres e a Reforma da Previdência. Na ocasião contaremos com a Dra. Fabiana Pedroso Paz, e da Dra. Gabriela Piardi.


28/06 até 30/06 - Parada de Luta LGBTI - Porto Alegre 2019

Nos dias 28, 29 e 30 de Junho em Porto Alegre acontecerá a Parada de Luta LGBTI. Com atividades em diversos locais da Capital, daremos inicio na Virada Cultural Sylvinha Brasil. Este ano vamos relembrar os 50 anos da Revolta de Stonewall, movimento que deu inicio a luta por direitos LGBTs. Confira a programação:

28 de Junho - Das 14h às 22h - Centro Municipal de Cultura: VIRADA CULTURAL SYLVINHA BRASIL

28 de Junho - Das 22h às 5h - Centro Municipal de Cultura: FESTA TEMÁTICA STONEWALL - ENTRADA FREE -

29 de Junho - Das 10h às 23h - Orla do Gasômetro: VIRADA CULTURAL SYLVINHA BRASIL

30 de Junho - Das 10h às 15h - Parque da Redenção: CONCENTRAÇÃO COM SHOWS

30 de Junho - Das 15h às 17:30h - Parque da Redenção até Gasômetro: CAMINHADA DA DIVERSIDADE

30 de Junho - Das 17:30 às 23h - Orla do Gasômetro: SHOWS DA PARADA DE LUTA


28/06 (sexta-feira) - Roda de Conversa: Discriminação no Ambiente de Trabalho e Raça

Às 15h, na Femargs - Rua Rafael Saadi, 87 - Menino Deus, Porto Alegre

Programação:

- A Influência da Raça e do Gênero na Discriminação Salarial (Palestrante: Lívia Prestes – Advogada e Integrante do Grupo de Estudos Direito e Relações Raciais – OAB/RS)

- Assédio na Administração Pública (Palestrante: Milena de Cássia Silva de Oliveira – Técnica Judiciária – TRT4)

- Discriminação da Mulher Negra no Mercado de Trabalho (Palestrante: Leidiane Pias Dias – Advogada)

- Ônus da Prova (Palestrante: Alexandre Corrêa da Cruz – Desembargador do TRT4)

Inscrições gratuitas e limitadas, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3231-5199. Traga um agasalho para doar.


29/06 (sábado) - Entreturba: Mulheres e o Direito à Cidade

Às 16h, na Praça Marquesa De Sevigné - General Lima E Silva, Centro Porto Alegre

Nesse final de semana vai acontecer a primeira ENTRETURBA - roda de conversa sobre as cidades! O tema do nosso #1 encontro é “Mulheres e o Direito à cidade”, onde vamos debater - de forma pública e democrática - o papel do feminino na construção das cidades e o conceito de “Direito à cidade”, do sociólogo e filósofo Henri Lefebvre, e como ele pode ser compreendido a partir da perspectiva de gênero e transposto para as cidades contemporâneas do século XXI.

Convidamos para esse papo a socióloga Vanessa Marx, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFRGS) e Coordenadora do Grupo de pesquisa “Mulheres e Cidades”.


29/06 (sábado) - Charla sobre Abolicionismo Penal 

Às 16h, no Ateneu Libertário - Rua Lobo da Costa, 147. Bairro Azenha, em Porto Alegre.

O Brasil tem hoje uma das maiores populações carcerárias do mundo. Nos presídios brasileiros, as condições são as mais precárias. Assim, por que mesmo prendendo tanto e com os apenados em situação tão ruim, os índices de criminalidade seguem aumentando? No próximo dia 29, o Ateneu Libertário A Batalha da Várzea realizará uma roda de conversa sobre Abolicionismo Penal porque o sistema carcerário como conhecemos é ineficaz para resolver os conflitos na sociedade.

Edição: Marcelo Ferreira