DOCUMENTÁRIO

"Democracia em Vertigem" entra na lista de melhores filmes de 2019 do New York Times

Com avaliações positivas de diversos críticos de cinema de todo o mundo, longa é cotado como um dos favoritos ao Oscar

|
Lançado mundialmente em 19 de junho, o documentário emocionou diversos espectadores e gerou revolta de apoiadores do presidente Bolsonaro
Lançado mundialmente em 19 de junho, o documentário emocionou diversos espectadores e gerou revolta de apoiadores do presidente Bolsonaro - Reprodução

O documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa, apareceu entre os melhores filmes de 2019 até agora em lista elaborada pela editora de cinema do jornal norte-americano New York Times, Stephanie Goodman, publicada nesta quinta-feira (27).

“Democracia em Vertigem” aparece entre as oito produções escolhidas por Goodman. Ao lado do longa de Petra Costa estão grandes produções como “Rolling Thunder Revue”, documentário de Martin Scorcesse sobre turnê de Bod Dylan, e “Fora de Série”, dirigido por Olivia Wilde.

Com avaliações positivas de diversos críticos de cinema internacionalmente, “Democracia em Vertigem” já é cotado com um dos favoritos para o Oscar de melhor documentário.

Em avaliação de A. O. Scott para o jornal norte-americano, destacada por Goodman, o longa é “uma crônica de traição cívica e abuso de poder, e também de mágoa” sob uma visão “incrédula, indignada e auto-questionadora”.

Lançado mundialmente em 19 de junho, o documentário emocionou diversos espectadores e gerou revolta de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que atacaram a plataforma de streaming Netflix, onde o filme está hospedado.

A trama narra os bastidores do golpe que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff, da prisão do ex-presidente Lula e da ascensão de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro ao Planalto.

*Com Fórum

Edição: Opera Mundi