Gol Contra

Racismo no Futebol: jogadora da França sofre ataques durante jogo da copa

Nas Redes Sociais, brasileiros soltaram ofensas preconceituosas; em resposta, a atleta publicou mensagens motivacionais

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Wendie Renard publicou uma mensagem motivacional em suas Redes Sociais
Wendie Renard publicou uma mensagem motivacional em suas Redes Sociais - Instagram / Reprodução

Wendie Renard, considerada uma das melhores jogadoras de futebol da França, foi vítima de ataques racistas na partida que eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019. 
A francesa, que é vencedora da Champions League e é uma das jogadoras mais bem pagas do mundo, foi alvo dos torcedores brasileiros, que soltaram uma série de ofensas preconceituosas contra seu cabelo. Alvo de uma série de comentários racistas nas redes sociais por brasileiros, a jogadora não comentou sobre os ataques, porém publicou uma mensagem motivacional em inglês, francês e português no Twitter e Instagram.
“Aos 7 anos, quando comecei a jogar futebol, se me dissessem que um dia jogaria uma Copa do Mundo no meu país, em estádios cheios e diante de milhões de telespectadores, eu nunca teria acreditado. Gostaria de dizer a cada criança que você deve sonhar, lutar, acreditar em você mesmo e sobretudo nunca desistir. Obrigado por estes momentos mágicos”, diz em sua postagem.
A partida foi vencida pela França por 2x1, com gols das francesas Valérie Gauvin e Amandine Henry e da brasileira Thaisa. Com a classificação, a França agora enfrenta os Estados Unidos em busca da final.

Edição: Marcos Barbosa