Paraná

Futebol

Vai começar a Taça das Favelas Paraná 2019

Com foco na inclusão social, competição envolverá centenas de jovens de comunidades de Curitiba e região metropolitana

Porém.net | Curitiba (PR) |
União de Guaraituba, campeão do torneio em 2018.
União de Guaraituba, campeão do torneio em 2018. - Leandro Taques

Pela segunda vez o Paraná sediará uma edição do maior torneio de futebol entre favelas do mundo. A Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), será realizada entre os meses de julho e agosto em Curitiba e Colombo, na Região Metropolitana.

No próximo sábado (6) será o dia de peneiras para testes de seleção de atletas e equipes. Essa primeira etapa acontecerá no Estádio do Guaraituba, em Colombo. No dia 12 acontecerá o congresso técnico e o sorteio das chaves e a abertura oficial será no dia 20 no Estádio Vila Olímpica, no Boqueirão. A grande final está marcada para 20 de agosto.

A competição reunirá jovens moradores de comunidades, com idade entre 14 e 17 anos, nas modalidades masculino e feminino. Realizada desde 2012 no Brasil, a competição é mundialmente conhecida, especialmente pelas edições do Rio de Janeiro e São Paulo, que já revelaram talentos para o futebol profissional.

Segundo a organização, o objetivo principal é promover inclusão social por meio do esporte e promover a “cultura da paz” entre as comunidades. “É uma oportunidade de ressignificação do indivíduo e dos territórios das favelas. Além de fortalecer a autoestima dos jovens moradores e moradoras das comunidades”, comenta José Antônio Campos, o ‘Zé da Cufa’, coordenador-geral da CUFA no Paraná.

Campos destaca as experiências educacionais e culturais que acontecem durante as edições da Taça das Favelas. “Mais que um torneio de futebol, a Taça das Favelas é o campeonato de integração social e de cidadania. É um gol para toda vida”, aponta o coordenador da Cufa no Paraná.

A primeira edição do torneio, em 2018, foi vencida pelo União de Guaraituba, de Colombo. Em 2019, a Taça das Favelas Paraná terá seis dias de programação. Confira abaixo.

6 de julho | Dia das peneiras
Local: Campo do Guaraituba
Horário: 9h30

12 de julho | Congresso Técnico e Sorteio 
Local: RPC TV
Horário: 19h

20 de julho | Abertura e 1ª rodada
Local: Estádio Vila Olímpica, Boqueirão
Horário: 8h30

27 de julho | 2ª rodada
Local: Campo União Guaraituba
Horário: 9h

3 de agosto | 3ª rodada
Local: Operário Pilarzinho Esporte Clube
Horário: 9h

10 de agosto | Final
Local e horário a confirmar.

Edição: Laís Melo