Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 8º de julho de 2019
Agenda da semana do dia 8º de julho de 2019 - BdF-RS

08 de julho (segunda-feira) - Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras como Fomentadora de Desenvolvimento para o RS

Das 14h às 16h, no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa do RS - Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre.


08 de julho (segunda-feira) - Ocupação Baronesa MAPA Falante: sonhando, projetando e construindo a resistência

Das 18h às 19h, na Ocupação Baronesa - Rua Baronesa do Gravataí, esquina com Rua17 de Junho, Menino Deus, Porto Alegre.

Construir uma trajetória pautada em 5 momentos da Metodologia da Oficina:

Momento 1: De onde viemos

Momento 2: Porquê viemos

Momento 3: O que a Baronesa nos trouxe

Momento 4: Como queremos ficar aqui ( questões relacionadas à materialidade: programa de necessidades; usos; etapas até a permanência; redução de danos; viabilidade - Esses itens poderão ser aprofundados em uma segunda atividade)

Momento 5: Qual o papel da Baronesa no território onde está

Para moradores e moradoras, apoiadores e comunidade


08 de julho (segunda-feira) – Audiência conjunta debate a Previdência Pública

Às 18h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia legislativa do RS - Praça Marechal Deodoro, 101, Sala 409, Porto Alegre.

A Comissão Especial destinada a debater a Previdência Pública, presidida pelo deputado Pepe Vargas (PT), promove audiência pública conjunta com a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle às 18h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Estará em discussão o impacto das modificações propostas no Projeto de Emenda Constitucional 6/2019, referente à Previdência Social sobre as finanças estaduais, especialmente ao que se refere aos benefícios e contribuições ao Regime Próprio da Previdência Social. A proposição é do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT).


08 de julho (segunda-feira) - Audiência Pública sobre os impactos da privatização da REFAP

Das 18h30 às 21h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS - Praça Marechal Deodoro, 101, Sala 409, Porto Alegre.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS debaterá a política de distribuição e preços da Refinaria Alberto Pasqualini  (REFAP) e os seus impactos na economia gaúcha. Audiência Pública proposta pelo deputado estadual Jeferson  Fernandes (PT) e pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT).


08 de julho (segunda-feira) - Exibição do documentário Escola Sem Censura com debate

Das 19h às 21h30, no SindBancários - Rua General Câmara, 424, Porto Alegre.

Exibição do documentário e debate com o diretor Ricardo Severo. O projeto Escola sem partido, elaborado em 2004 por um grupo de conservadores, tornou-se nacionalmente visível em 2014 a partir dos debates para a construção do Plano Nacional de Educação. Estes grupos traziam à época, especialmente, rejeição aos debates sobre gênero e educação sexual. Com o passar do tempo passaram a também incorporar outras pautas, como a inclusão do criacionismo, rejeição da educação sexual e a construção de uma nova narrativa sobre a história do Brasil, em especial sobre o golpe militar de 1964. Tais bandeiras foram levadas adiante através de mecanismos de demonização de professores/as, que passaram a ser alvo preferencial destes grupos, seja através de denúncias anônimas, perseguição presencial e virtual, entre outras práticas rasteiras, criando pânico moral junto a familiares que passaram a ver a escola como um risco para seus filhos. O documentário explora o universo ultraconservador do PL Escola sem Partido e o processo de perseguição a professores. Também mapeia a rede de atores políticos e organizações ligados à extrema direita brasileira implicada na promoção do projeto. Link: https://www.youtube.com/watch?v=vejqvQyppnI


10 de julho (quarta-feira) - Instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais

Das 11h às 12h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS - Praça Marechal Deodoro, 101. Porto Alegre.

Proposição do Dep. Zé Nunes (PT)


10 de julho (quarta-feira) – Juremir Machado recebe medalha de Mérito Farroupilha

Às 13h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS – Praça Marechal Deodoro, 101. Porto Alegre.

O jornalista Juremir Machado da Silva receba a Medalha do Mérito Farroupilha. A proposição é do deputado Jeferson Fernandes (PT).


11 de julho (quinta-feira)  Audiência sobre Mina Guaíba

Às 16h, na Câmara de Vereadores de Guaíba - Avenida Sete de Setembro, 325, centro de Guaíba.

Na próxima quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Guaíba, realizará uma audiência para debater a instalação Mina Guaíba.


12 de julho (sexta-feira) - Educação para a democracia

Das 14h às 17h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/Ufrgs - Avenida Bento Gonçalves, 9500. Porto Alegre.

O ILEA e o Colégio de Aplicação convidam todas e todos para o primeiro encontro do Ciclo de Debates Pensar a educação hoje. A mesa "Educação para a Democracia" terá a seguinte programação:

- Formação de leitores e cidadania - Prof. Dra. Caroline Becker (CAp)

- Educação de Jovens e Adultos - Prof. Me. Daniela Fracasso (Coordenadora EJA -CAp)

- Educação para as Relações Étnico-Raciais - Profa. Dra. Carla Meinerz (Faculdade de Educação)

A atividade é aberta ao público e tem entrada franca. As inscrições serão feitas na hora e local do evento


13 de julho (sábado) - Ancestralidade, oralidade e a história negra porto-alegrense

Das 17h às 19h, na Livraria Taverna - Rua Fernando Machado, 370 - Centro Histórico. Porto Alegre.

A Livraria Taverna convida para o bate-papo sobre Ancestralidade, oralidade e a história negra porto-alegrense, a partir da leitura e recorte do livro "Leli da Silva: Memórias – Importância da História Oral", que registra a ancestralidade afro porto-alegrense no período entre 1933 e 1956. No encontro os autores Kleber Rocha, Lilian Rocha e Maria Aparecida Rocha receberão a historiadora Izis Abreu (UFRGS). Entrada franca!

As memórias sobre a coletividade representada pelos clubes sociais negros, a Liga da Canela Preta e as festas populares na capital gaúcha se mesclam com as experiências pessoais da personagem, como o exercício de suas profissões desde a juventude e suas impressões da sociedade da época – tudo contextualizado pelo levantamento histórico realizado pelos autores. A obra reconta a história de uma mulher negra imersa em uma cultura racista e seus esforços na busca pela ocupação do seu espaço e na realização de seus sonhos.

Sobre a convidada: Izis Abreu é Historiadora da Arte, Mestranda em História, Teoria e Crítica (UFRGS). Atualmente trabalha no Núcleo de Curadoria do MARGS.

Edição: Marcelo Ferreira