MST

João Pedro Stédile receberá título de Cidadão Cearense

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT)

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A lei apresentada ressalta a entrega da honraria a Stédile baseado em sua trajetória pessoal e profissional
A lei apresentada ressalta a entrega da honraria a Stédile baseado em sua trajetória pessoal e profissional - Joka Madruga

O economista João Pedro Stédile, um dos principais dirigentes e fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), receberá o título de Cidadão Cearense da Assembleia Legislativa do Ceará. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT), por meio de projeto de lei aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia.
A votação no plenário que aconteceu hoje, dia 12 de julho, ratificou o entendimento da CCJ. De acordo com a lei estadual Nº 12.510/95, o Título de Cidadão Cearense deve ser entregue a brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes ao estado do Ceará.
Na proposta de nº 301/19, apresentada por Elmano de Freitas, ressalta a entrega da honraria a Stédile baseado em sua trajetória pessoal e profissional. João Pedro Stédile nasceu em 1953 em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, é formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e pós-graduado pela Universidade Nacional do México (UNAM). Autor de vários livros, Stédille busca, em suas obras, abordar temas sociais como a reforma agrária e a luta pela terra.

Polêmica
Outro projeto de lei que concede o Título de Cidadão Cearense que está tramitando na Assembleia Legislativa do Ceará foi apresentada pela Deputada Silvana Olveira (PL). Ela deseja conceder o Título à Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Damares Alves é alvo de críticas por declarações envolvendo temas como ligados aos direitos humanos.
 

Edição: Monyse Ravena