Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Ceará

Educador lança livro para financiar a Semana Freiriana do Cariri

A atividade vai acontecer entre os dias 15 a 21 de setembro

18.jul.2019 às 08h10
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h50
Fortaleza (CE)
Lívio do Sertão
Janelas é o primeiro livro escrito por Joelmir Pinho

Janelas é o primeiro livro escrito por Joelmir Pinho - Reprodução/Redes Sociais

O educador e gestor social, Joelmir Pinho, lançou o livro Janelas, uma coletânea de ideias e opiniões, que como nos relata “nasce mais de uma necessidade do que de qualquer vaidade”. Joelmir, que é graduado em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), atua também como blogueiro, associado fundador da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), coordenador da Semana Freiriana do Cariri, “curioso e eterno aprendiz” ele completa.

Janelas é o primeiro livro escrito por Joelmir, que é organizado a partir de uma coletânea de 65 artigos sobre temas diversos escritos para seu blog entre 2011 e março de 2019. “O Janelas tem como principal marca o convite à reflexão sobre questões dadas como consolidadas, sobre pós-verdades. Isso inclui a própria ideia de democracia, restrita em nossa curta trajetória aos limites da democracia liberal burguesa.”, explica. 

O livro foi lançado no formato digital pelo selo editorial IbiKariri, que segundo o autor foi “criado recentemente pelo comitê gestor da EPUCA e a proposta é ser uma possibilidade de publicação de obras de diferentes formatos que dialoguem, em alguma medida, com nossa crença de que outro mundo é possível, necessário e urgente” depois nos explica a escolha do nome da editora, onde “Ibi significa terra, em tupi-guarani. Portanto IbiKariri é uma referência a essa encantadora terra dos encantados: o Cariri.”

O título Janelas nasce, como nos apresenta o autor, “da ideia de que por mais alargada que seja nossa visão de mundo, nosso olhar sobre os fatos e as coisas do mundo, sempre haverá um enquadramento, uma moldura a definir ou limitar nosso olhar. Mesmo quando olhamos através de uma janela, enxergarmos o exterior dentro dos limites dessa janela. Ter consciência disso me parece fundamental para não cairmos na ilusão de que tudo se resume ao nosso olhar, à nossa mirada.”

A necessidade que Joelmir relata ter sido a força propulsora do livro é de financiar a 6ª Semana Freiriana do Cariri, que ocorrerá entre os dias 15 e 21 de setembro, que como nos conta nasce inspirada “na vida, na obra, na inquietude e na amorosidade do educador pernambucano Paulo Freire”, onde ocorrerão rodas de conversa, percursos formativos e atividades culturais com exposições fotográficas, show e espetáculo. A agenda da Semana acolherá ainda a edição estadual da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) e o Encontro Regional de Educação Popular em Saúde e Convivência com o Semiárido.

Para esta edição já estão confirmados os nomes do educador português José Pacheco, da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, do cientista social, historiador, ator, professor, teólogo e pastor Henrique Vieira, da psicóloga Vládia Holanda e do artista, filósofo, escritor e ativista social Eduardo Marinho. Nomes de que vem propondo outras possibilidades de pensar e fazer educação, entendendo educação de forma ampla, como uma dimensão do humano, da cultura e da relação em sociedade.

O objetivo permanente da Semana é gerar desconforto de forma amorosa, mas Joelmir acredita que esse ano estará em evidência a reflexão sobre como construir resistências a conjuntura brasileira, pensando outras formas e espaços de poder que possam ir para a proposição, que consiga romper com a mera reação as imposições das elites na qual nos encontramos. “Como digo em um dos artigos do Janelas, em tempos de intolerância, desamor, barbárie e tantas outras ameaças, é preciso vencer o medo e reaprender a amar. E mais: nunca a desobediência civil, que deve ser uma obra coletiva, foi tão necessária. Espero que a 6ª Semana Freiriana do Cariri seja campo fértil para essas questões.”, ele complementa otimista.

Sobre as dificuldades de fazer um evento nacional que toca em questões que o atual presidente do país, sua equipe ministerial e parte do Congresso abominam Joelmir lucidamente defende que “falar em Paulo Freire, conversar sobre educação numa perspectiva crítica, transformadora e libertária parece, para alguns, uma loucura ou uma afronta. Costumamos dizer [comitê gestor da EPUCA] que o grande objetivo da Semana é gerar desconforto de forma amorosa. É isso que fazemos desse a primeira edição, em 2011.” e ele constata que “se por um lado os diálogos propostos pela Semana se apresentam ainda mais necessários e urgentes, por outro, o desafio de realizar um evento desse porte e com essa proposta se torna muito maior, já que as possibilidades de parcerias institucionais estão ainda mais restritas. Daí a ideia do livro, lançado pelo selo editorial IbiKariri. Tudo que for arrecada com a venda do e-book será revertido para apoiar essa sexta edição da Semana”.

Quanto a importância de lançar um livro com essa proposta nos dias atuais, Joelmir relata que lhe parece “de certa forma, também um ato de resistência e, sobretudo, um convite a repensarmos nossas próprias agendas, como movimentos populares, como organizações da sociedade civil, como educadores, como militantes… Espero mesmo que o Janelas incomode, inclusive a nós mesmos."

Para conhecer a EPUCA, saber mais sobre a 6ª Semana Freirina do Cariri e/ou adquirir o livro Janelas basta entrar no link abaixo:

https://www.portalepuca.org/

Editado por: Monyse Ravena
Tags: brasil de fatocariricultura
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimento ao SUS

'Decepcionante'

Lula não veta lei do Dia de Amizade com Israel

Fim da guerra

‘Irã teve uma derrota militar e uma vitória política’, analisa Reginaldo Nasser

Festa junina

Cultos pagãos, colheitas de milho e heranças indígenas: como nasceu o São João

AÇÃO PENAL DO GOLPE

Acareação entre Anderson Torres e Freire Gomes ocorreu em tom de ‘cordialidade’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.