Cultura

Acontece em Natal (RN), neste sábado (20), Feira Cultural da Reforma Agrária Popular

A atividade será realizada no Museu Café Filho, no Centro da cidade, e é uma iniciativa do MST

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Na Feira, natalenses poderão comprar produtos oriundos da agricultura familiar
Na Feira, natalenses poderão comprar produtos oriundos da agricultura familiar - Armazém do Campo PE / Divulgação

Esse sábado (20) acontece a Feira Cultural da Reforma Agrária Popular, no Museu de Café Filho, na Cidade Alta, em Natal. O dia inteiro está cheio de programação, contendo venda de produtos agroecológicos, debates e apresentações culturais. O evento acontece das 7h às 18h. 
A Feira Cultural é uma realização dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais sem terra, organizados pelo MST, e tem como objetivo construir um espaço de socialização, partilhas culturais e comercialização entre os agricultores e agricultoras e a população natalense, numa relação direta entre produtor e consumidor. O evento também tem o intuito de gerar debate sobre a matriz tecnológica da agroecologia e o programa da Reforma Agrária Popular.
Sob o sabor das lutas camponesas, a proposta é que a feira seja realizada uma vez por mês, aos sábados, no Museu. Além da amostra de produtos oriundos dos assentamentos, acampamentos e cooperativas do MST, a feira irá promover intercâmbio de saberes, partilha cultural e estímulo a reflexão em torno do Programa de Reforma Agrária Popular e as lutas populares no seio da sociedade natalense.
Nesta edição, ocorrerá, a partir das 10h da manhã, um debate sobre "Cultura e Luta de Classe " e ao meio dia ocorrerá o momento de Culinária da Terra e show da banda de forró pé de serra Fuxico de Feira. Logo depois, às 15h, será apresentado o espetáculo "Sal, menino mar" do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias. Às 16h é a hora do Sarau Insurgências Poéticas e para finalizar as atividades culturais, ocorrerá, às 16h30, o show de Tiquinha Rodrigues convidando a cantora pernambucana Isaar França.

Continua após publicidade

Reforma Agrária Popular
A Reforma Agrária Popular é uma estratégia política. Junto ao Programa Cultural do povo Sem Terra para o campo brasileiro, consiste na construção de um novo modelo agrícola baseado em uma matriz de produção agroecológica em contraposição ao agronegócio. O programa político alia a democratização da terra, com a construção de outras relações de sociabilidade, produzindo alimentos saudáveis com respeito a biodiversidade, sem uso de agrotóxicos, voltado a agroindustrialização do campo e o desenvolvimento do País.
Na visão do setor de produção do MST: ele “representa um Projeto Popular para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira no geral, na medida em que os territórios da reforma agrária assumem o papel crucial da produção de alimentação saudáveis, em larga escala e a preços justos, para alimentar a população brasileira, assegurando a autonomia dos povos do campo e a soberania nacional”. No entanto, esse projeto só é possível se assumido pelo conjunto da sociedade brasileira, por isso é necessário construir um amplo processo de debate, sobretudo, com as pessoas que vivem na cidade.
Assim, a Feira Cultural da Reforma Agrária Popular, configura-se em  um espaço em meio ao cenário de resistência aos desmontes orquestrados pelo governo federal, que bloqueia a reforma agrária e criminaliza os povos do campo que lutam. Para o coletivo de cultura do MST, “a feira se propõe a construir relações de afetividade entre os frequentadores e frequentadoras e os agricultores e agricultoras, gerando relações próximas a amizades, rompendo com a lógica de comerciante-freguês, bem como promovendo espaços de partilha cultural, através das várias linguagens artísticas, debates e a “Culinária da Terra”, transversalizando as dimensões da arte, cultura e reforma agrária”.

Programação
7h as 12h - Feira dos produtos agroecológicos
10h - Debate "Arte, cultura e luta de classes" com Víctor Varela, Felipe Nunes, Jailma Lope e Fábio Henrique 
12h - Banda Fuxico de Feira e "Culinárias da Terra"
15h - Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias com o espetáculo “Sal, Menino Mar"
16h - Sarau Insurgências Poéticas 
16h30 - Tiquinha Rodrigues convida Isaar França (PE)

Edição: Isadora Morena