Rio Grande do Sul

LUTA PELA APOSENTADORIA

Paim participa de série de audiências públicas em defesa da Previdência no RS

Debates serão realizados em São Leopoldo, Canoas, Tramandaí e Tenente Portela, a partir de segunda-feira (22)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Senador presidiu a CPI da Previdência, que em seu relatório final provou que não há déficit
Senador presidiu a CPI da Previdência, que em seu relatório final provou que não há déficit - Foto: Lutiana Mott

Na próxima semana, uma série de audiências públicas será realizada no Rio Grande do Sul para debater a reforma da Previdência com a população. Os debates vão contar com a presença do senador Paulo Paim, que coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e têm percorrido o país debatendo a reforma (PEC 6/2019) enviada pelo governo para a Câmara dos Deputados e aprovada com modificações no primeiro turno na votação. Abertos à comunidade, os debates serão realizados em São Leopoldo, Canoas, Tramandaí e Tenente Portela, a partir de segunda-feira (22).

Em 2017, Paim foi o proponente e presidente da CPI da Previdência, que em seu relatório final provou que não há déficit. "A CPI identificou e concluiu que o problema da Previdência é de gestão, sonegação, dívidas não cobradas, ausência de fiscalização mais rigorosa, desonerações e desvinculação de receitas”, afirma o senador gaúcho. Ele aponta como alternativas à reforma o fortalecimento dos órgãos de fiscalização e controle, revisão do modelo atuarial, auditoria da dívida pública, fim das desonerações, cobrança dos grandes devedores da Previdência e o combate às fraudes e sonegações.

Em São Leopoldo, o evento será na segunda-feira, dia 22 de julho, às 9h30min, na Câmara de Vereadores do município (Rua Independência, 66 - Centro). O advogado previdenciário Daisson Portanova participará da atividade, que é uma iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Reforma da Previdência da Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

O debate em Canoas também acontece na segunda-feira, dia 22 de julho. Será realizado às 18h30min, na Câmara de Vereadores do município (Rua Ipiranga 123 - Centro). O evento é uma iniciativa da Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública da Câmara Municipal de Canoas.

No município de Tramandaí, a audiência ocorre na terça-feira, dia 23 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores (Av. Fernandes Bastos, 30), com iniciativa da Frente Ampla pelo Brasil e do mandato do vereador Clayton Ramos (PT). Além de Paim, falará sobre o tema a juíza Valdete Souto Severo, titular da 4° Vara do Trabalho de Porto Alegre e presidenta da AJD - Associação dos Juízes para a Democracia.

E em Tenente Portela, o debate ocorre na quinta-feira, dia 25, às 19h. Será na Cripta da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida e também contará com a presença do advogado Daisson Portanova. Alusivo ao dia do colono e do motorista, o evento é uma iniciativa do SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tenente Portela, Comitê Regional Celeiro e conta com o apoio da CRESOL, EMATER/RS, Comitê Regional em Defesa da Previdência, Coletivo de Mulheres, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela e Grupo Ecumênico das Igrejas de Tenente Portela.

Edição: Marcelo Ferreira