Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 23/07/19

Ouça sobre a liberação de agrotóxicos no governo Bolsonaro, o funcionamento do ECA e a ameaça da Huawei aos EUA

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As abelhas são vítimas do uso deliberado dos agrotóxicos no Brasil
As abelhas são vítimas do uso deliberado dos agrotóxicos no Brasil - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta terça-feira (23) traz notícias sobre a liberação excessiva de agrotóxicos no governo Bolsonaro. Até agora, foram mais 51 venenos, totalizando 290 produtos desse tipo que já foram autorizados para comércio no mercado brasileiro este ano. 

Entre as novas substâncias liberadas está o sulfoxaflor, princípio ativo que controla insetos que atacam frutas e grãos e estaria relacionado à redução de abelhas polinizadoras, segundo estudos em andamento no exterior.

Gerson Teixeira, ex-presidente da Associação Brasileira da Reforma Agrária (ABRA), garante que a liberação das substâncias ultrapassa outros países e representa uma ameaça à saúde humana e do planeta. “Nunca houve um ritmo tão frenético de aprovação de agrotóxicos como agora. Para se ter uma ideia, o que foi aprovado neste ano, até meados de junho, é mais do que foi aprovado na União Europeia desde 2011”, comenta. 

Você confere também uma reportagem especial sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 29 anos no último dia 13 de julho e ainda enfrenta desafios para a sua implementação. 

O documento coleciona avanços e retrocessos e hoje convive com a ameaça de ser atropelado pelas políticas do governo de Jair Bolsonaro.

E no quadro Fala Aí, entenda a competição comercial e tecnológica entre a gigante Huawei, chinesa, e os Estados Unidos.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho