Rio Grande do Sul

DEFESA DA APOSENTADORIA

CUT-RS denuncia deputados gaúchos que votaram a favor da reforma da Previdência

Objetivo é pressionar parlamentares através de sua base eleitoral para que mudem seu voto no segundo turno da reforma

|
Deputados que defendem a reforma comemoraram ao final da votação e agora são pressionados pelos trabalhadores e trabalhadoras
Deputados que defendem a reforma comemoraram ao final da votação e agora são pressionados pelos trabalhadores e trabalhadoras - Foto: Lula Marques

A CUT-RS lançou nesta semana uma campanha nas mídias sociais, denunciando individualmente os 22 deputados federais gaúchos que traíram os trabalhadores na votação de primeiro turno da reforma da Previdência. Além do nome e do partido, cada card apresenta a votação do parlamentar nos principais municípios da sua base eleitoral.

“Quando o deputado foi aos municípios pedir votos na campanha, ele não disse que votaria para retirar direitos da aposentadoria, botar idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) para se aposentar e reduzir o cálculo dos benefícios e das pensões, dentre outras maldades”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo. “Como é agora ele votou a favor da reforma da Bolsonaro? Isso é traição e o povo tem o direito de saber”, destaca.

Para Nespolo, nenhum trabalhador votou para trabalhar mais e receber menos. “Não está na cabeça de ninguém trabalhar até morrer ou morrer trabalhando", ressalta.

O dirigente da CUT-RS alerta também que o país está à beira da recessão e faltam oportunidades de trabalho. “Com tanto desemprego, qual é o patrão que vai querer empregar um idoso quase no fim da sua vida, podendo contratar vários jovens à procura de trabalho?”, questiona.

O objetivo da campanha, segundo Nespolo, é pressionar esses deputados para que mudem o seu voto no segundo turno de votação na Câmara, cujos debates começarão no próximo dia 6 de agosto após o final do recesso de julho.

“Com esse foco nos municípios, nós dialogamos também com prefeitos e vereadores, que são importantes cabos eleitorais dos deputados, para que entrem em campo e conversem com os parlamentares, pois senão pagarão a conta nas eleições municipais do ano que vem”, avisa o presidente da CUT-RS. “O povo está cansado de ser traído.”

Nespolo orienta os trabalhadores a ficar de olho nos deputados e nos seus partidos. “Não todos farinha do mesmo saco nem vinho da mesma pipa. Na hora da votação, como a reforma da Previdência, quando 22 gaúchos votaram e 9 contra. Aí a gente percebe quem defende os direitos do trabalhador e quem é traidor do povo”, conclui.  

Confira alguns cards dos deputados!

Edição: Redação