Futebol

Destaque na Copa América, o cearense Everton Cebolinha é sondado por times europeus

O atacante começou a competição no banco de reservas, mas se tornou o grande nome da seleção brasileira

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Com três gol, Everton Cebolinha dividiu a artilharia da Copa América com o Peruano Paolo Guerrero
Com três gol, Everton Cebolinha dividiu a artilharia da Copa América com o Peruano Paolo Guerrero - Lucas Figueiredo/CBF

Cearense, Everton Cebolinha foi o grande destaque da seleção brasileira durante a Copa América 2019. O atacante começou a competição no banco de reservas e teve sua estreia contra a Bolívia, entrando no segundo tempo e marcando seu primeiro gol na Copa América. A partir daí o atleta foi ganhando destaque e status de craque, se tornando a grande aposta da seleção brasileira para substituir Neymar, que não participou da Copa América devido a uma lesão no tornozelo direito durante o amistoso contra o Catar.

Cebolinha é o segundo cearense a conquistar um título pela seleção brasileira. O primeiro foi o volante Dudu Cearense, que também foi campeão da Copa América de 2004. Mas além de vencer a Copa América, Everton também recebeu o prêmio de melhor jogador da partida da final contra o Peru, e ainda foi artilheiro da competição com três gols, ao lado do peruano Paolo Guerrero.

História

Nascido em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, o atleta de 23 anos foi revelado nas categorias de base do Fortaleza Esporte Clube onde se destacou no Campeonato Cearense sub-15 e sub-20. Em 2013 foi emprestado para o Grêmio, seis meses depois foi contratado pelo clube gaúcho, com 10% de seu passe para o Fortaleza. Sua estreia como profissional aconteceu em 2014 no confronto entre Grêmio e São José pelo Campeonato Gaúcho.

Europa

Com a ascensão de Cebolinha no futebol brasileiro e sua atuação na Copa América, alguns times europeus já estão com os olhos voltados para o atleta cearense. No mercado da bola há especulações de sondagens de times como Atlético de Madrid, da Espanha; Napoli, da Itália; Manchester United, da Inglaterra; e os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Nenhuma negociação foi fechada ainda, mas ao que tudo indica, em breve, Cebolinha será mais um craque que deixará o futebol brasileiro para alçar novos voos em terras estrangeiras.

Edição: Monyse Ravena