Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 24/07/19

Ouça pesquisa Datafolha sobre agrotóxicos, as mudanças no Enem Digital e o pensamento público sobre a Vaza Jato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Chega a 290 o total de produtos liberados em 205 dias de governo Bolsonaro.
Chega a 290 o total de produtos liberados em 205 dias de governo Bolsonaro. - Agência Brasil | EBC

No Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (24), confira notícias sobre os agrotóxicos liberados no governo Bolsonaro. 78% dos brasileiros ouvidos pelo instituto Datafolha, em 4 e 5 de julho acreditam que o consumo de alimentos com agrotóxicos é inseguro para a saúde humana.

Para 72% dos entrevistados, os alimentos produzidos no Brasil têm mais agrotóxicos do que deveriam. Só neste ano, são 290 agrotóxicos aprovados para uso em território brasileiro.

Você confere também as mudanças que o Enem Digital trará aos estudantes. Professores temem que a nova prova prejudique alunos do campo e de baixa renda, porque a determinação esbarra na falta de inclusão digital enfrentada pelas escolas públicas do país.

O professor de biologia e chefe do departamento de formação de professores do campus Teresina Central, Ivanaldo Ribeiro de Moura, comenta as dificuldades enfrentadas: “imagine a população que vive na zona rural, não tem muito acesso às máquinas, e tanto faz se é um público mais jovem e mais adulto, terá dificuldade de realizar essa prova diante de uma tela de computador. Possivelmente, ele vai ter dificuldades e vai sair em desvantagem ao aluno que vive na zona urbana e estuda em escolas particulares bem estruturadas.”

A medida anunciada pelo Ministério da Educação prevê que até 2026 todos os candidatos prestem o exame neste modelo.

E no quadro Na Boca do Povo, ouça o que a população pensa sobre as mensagens trocadas entre promotores e o ex-juiz Sérgio Moro, atual Ministro da Justiça, reveladas pelo site Intercept Brasil.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Tayguara Ribeiro