Paraná

Jornada da Agreocologia

Cooperativa Terra Livre é modelo de alimentação saudável e autogestão

Cerca de 230 famílias produziram e comercializaram 270 toneladas de alimentos na Lapa e região em 2018

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Cooperativa criada comercializa produção de 230 famílias de 5 municípios
Cooperativa criada comercializa produção de 230 famílias de 5 municípios - Leandro Taques

A partir da produção de uma alimentação saudável e da autogestão, pequenos agricultores mostram que o campo também é terreno fértil para uma experiência de sucesso. É o caso de dezenas de famílias do Assentamento Contestado, localizado naLapa, a 60 quilômetros de Curitiba (PR). Para comercializar hortaliças, frutas e verduras produzidas semanalmente pelos assentados, em 2010, foi criada a Cooperativa Terra Livre que, somente no ano passado, vendeu 270 toneladas de alimentos. 

Antônio Capitani, agricultor rural e trabalhador da cooperativa, conta que os produtores do Assentamento Contestado - modelo em produção de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos. “A partir do momento que criamos a cooperativa, passamos a ingressar em famílias de outros municípios. Iniciamos com 70 e poucas famílias e hoje estamos com 230 famílias dos cinco municípios ao redor. Trabalhamos com produção orgânica, sem veneno. Produtos certificados”, orgulha-se Capitani. 

Atualmente, a Terra Livre comercializa a produção do Assentamento Contestado, de integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), de famílias quilombolas e faxinalenses da região. Oito toneladas de alimentos são entregues aos municípios da Lapa, Campo Largo e Curitiba semanalmente. A Terra Livre participa de chamadas públicas e garante que uma alimentação saudável esteja presente na merenda de mais de cem escolas estaduais e municipais. 

Edição: Laís Melo