AUTORAL

I Concurso de Poesia do Projeto Iaras para mulheres amadoras e iniciantes

Ação visa incentivar as mulheres na arte da escrita - inscrições vão até dia 15 de agosto

Brasil de Fato | João Pessoa - PB

,
Inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, de forma gratuita / Card de divulgação

O Projeto Iaras Festival está com inscrições abertas do I Concurso Iaras de Poesia para mulheres amadoras e iniciantes. O objetivo é incentivar e divulgar novas escritoras do cenário paraibano. As inscrições vão até o dia 15 de agosto, e a classificação é livre. Veja o regulamento no final da matéria.

Segundo Val Donato, uma das idealizadoras do Projeto, o concurso vem para fomentar e movimentar a escrita: “Ele é voltado para amadoras e iniciantes, porque nem toda amadora é iniciante, e colocamos esses dois termos para poder abranger mesmo. E a ideia é agitar, porque muitas mulheres ficam com suas poesias guardadas na gaveta, e pretendemos estimular para que elas mandem as poesias que têm e escrevam novas, mas que não percam a prática do exercício da escrita”, define ela. 

Val acrescenta que no dia 10 de agosto estarão realizando uma oficina de poesia com facilitação de Cris Estêvão e Jennifer Trajano: “Essa oficina vem para dar uma refrescada para as que gostam de escrever e as que não vão participar do concurso mas querem participar da oficina para pegar técnicas”. O encontro é gratuito será na Casa Laranja, às 14h, com 20 vagas, o público alvo são as iniciantes e amadoras, sendo aberto para mulheres a partir de 14 anos, em qualquer nível de conhecimento sobre poesia. Para se inscrever é necessário mandar email para: [email protected]



O I Concurso de Poesia terá curadoria de Débora Gil, Jennifer Trajano e Cris Estevão. O tema é livre, e o resultado será anunciado no dia 22 de agosto. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, de forma gratuita, no endereço eletrônico: Aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSem30wtYfANkohbEcom6cqXnnHXJjlI-DAVEfEVxiTaFKls3A/viewform

Projeto Iaras 

O Projeto Iaras visa reunir diversas compositoras da Paraíba com a finalidade de reforçar e criar os laços entre elas e chamar a atenção para a importância de suas atuações como agentes criadores na nossa cultura. Este é o principal objeto do Projeto Iaras, uma iniciativa que vai oferecer a mulheres em geral, que gostam de escrever poemas e/ou canções/ melodias e contos/prosa/verso, sejam profissionais ou não; uma série de atividades que estimulem e inspirem a capacidade criativa das participantes. As mulheres representam mais de 50% da população mundial e o Brasil segue essa estatística. Em tese, a representatividade das mulheres em todas as áreas deveria seguir essa proporção, mas não é isso que acontece na prática – essencialmente, nas expressões artísticas e mais ainda no âmbito da criação/composição. Isso instiga uma reflexão sobre as causas dessa realidade e como diminuir essa distância na proporção de homens e mulheres sendo reconhecidos no meio artístico e criativo. “Foi a partir desta reflexão que surgiu a ideia de realizar um encontro de compositoras paraibanas afim de reunir, estimular e convocar as nossas mulheres ao exercício da composição poética e musical”, justifica Val Donato. O nome, Iara, significa a lendária índia guerreira brasileira que atraía os homens com seu lindo canto pretende estimular e conscientizar as mulheres da importância de se expressarem, diminuindo assim o sentimento de repressão vivido por tanto tempo e que ecoa ainda hoje. “Precisamos conhecer quem são essas mulheres que já se reconhecem e assumem enquanto compositoras e atrair as que sentem o desejo de criar, mas são desestimuladas por tantos fatores. É preciso que as mulheres se libertem da necessidade de receber alguma aprovação masculina para que elas se sintam confiantes na própria capacidade de compor e criar”, acrescenta Val.

O regulamento:

1 - As inscrições estarão abertas no período de 15 de julho a 15 de agosto (23:59h).

2 - O concurso é direcionado EXCLUSIVAMENTE para mulheres que NÃO tenham NOTORIEDADE profissional reconhecida. Se destina a mulheres AMADORAS E/OU INICIANTES na atividade poética RESIDENTES NA PARAÍBA.

3 - Cada autora só poderá enviar 1 POESIA.

4 - Não há restrição de idade.

5 - O tema é LIVRE.

6 - o estilo é LIVRE.

7 - As poesias recebidas serão encaminhadas para a curadoria SEM a identificação da autora.

8 - NÃO serão aceitas poesias de poetas com NOTÓRIO reconhecimento profissional. 

9 - O resultado será divulgado no dia 22 de agosto de 2019 via publicação no nosso Instagram. 

10 - Serão premiadas as poesias  classificadas em 1°, 2° e 3° lugares.

11 - A premiação só será entregue após a comprovação de residência no  Estado da Paraíba e de identidade.

Edição: Cida Alves