Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 25/07/19

Os seis meses do crime em Brumadinho e a luta das mulheres negras, latino-americana e caribenhas são destaques

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

São 22 corpos ainda soterrados, totalizando quase 300 mortos
São 22 corpos ainda soterrados, totalizando quase 300 mortos - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (25) relembra o crime socioambiental que ocorreu em Brumadinho, há seis meses e que deixou quase 300 mortos. 

O rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, causou danos irreparáveis na vida de comunidades inteiras na região cortada pelo Rio Paraopeba. Dos 944 mil atingidos, menos de 10% recebem o auxílio emergencial da empresa, fixado em um salário mínimo.

O Brasil de Fato preparou uma reportagem especial e entre os entrevistados, conversou com Andreza Rodrigues, vereadora do município de Mario Campos (MG) e mãe de uma das vítimas da lama, que conta, com pesar, o impacto da tragédia.

“Sou Andreza, mãe de Bruno Rocha Rodrigues, assassinado pela Vale no dia 25 de janeiro, às 12 horas 28 minutos e 30 segundos, momento em que a minha vida, a vida da minha família e a vida de 272 famílias escurecia”, comenta.

Você confere também um especial sobre o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e a resistência dessas mulheres, que passa por diferentes gerações.  A reportagem traz a história de uma mulher de 102 anos e de uma menina de 12 anos que criaram espaços de resistência ao racismo.

E no quadro Momento Agroecológico, ouça sobre a iniciativa de Valdir Martins, assentado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  que está promovendo cursos e oficinas para ensinar práticas agroecológicas para outros produtores da região de São José dos Campos.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho