Paraná

Luta

Julho das Pretas segue com programações diversas até o fim do mês

O propósito é clamar pela vida, pela paz, para que a população negra tenha a liberdade de ir e vir

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Julho das Pretas é um evento nacional, proposto pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil
Julho das Pretas é um evento nacional, proposto pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil - Giorgia Prates

Uma programação com uma série de atividades que remetem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no Brasil também concedido à Tereza de Benguela, liderança quilombola que lutou contra a escravidão da população negra, acontecem nesse mês de julho em Curitiba e interior do estado.

Julho das Pretas é um evento nacional, proposto pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil (AMNB) a qual propõe que cada estado do país realize suas atividades próprias para o mês, com o objetivo de dar visibilidade às pautas das mulheres negras. Em sua 3ª edição no Paraná, o mote deste ano é “Negras pela Paz. Basta de tiros e de prisão, basta de execução”.

O mote remete aos casos de violência nos quais a maior vítima é a população negra. Pessoas negras são assassinadas em razão do racismo estrutural da sociedade e a frequência desses casos aumentam entre as mulheres e jovens. Mães pretas veem a vida de seus filhos ceifadas pelo genocídio e o feminicídio tem como seus principais alvos as mulheres negras.

O propósito do Julho das Pretas – PR 2019 é o de clamar pela vida, pela paz, para que a população negra tenha a liberdade de ir e vir, de soltar sua voz, de trabalhar, de estudar, ou seja, de ter a devida dignidade.

Confira a programação na imagem abaixo: 

                                                                                

Edição: Laís Melo