Pernambuco

COMUNICAÇÃO

Programa Papo Reto levanta temas de interesse da juventude no rádio

A iniciativa é uma parceria entre o Brasil de Fato Pernambuco e o Levante Popular da Juventude

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A proposta é aliar o trabalho técnico e político da comunicação voltada ao público jovem e universitário
A proposta é aliar o trabalho técnico e político da comunicação voltada ao público jovem e universitário - Divulgação

Todas as quintas-feiras, a partir das 10h, o Brasil de Fato Pernambuco está na Rádio Universitária Paulo Freire AM 820 com o Programa Papo Reto. A concessão para o programa foi feita a partir de uma seletiva organizada pela própria rádio. Num trabalho conjunto do Brasil de Fato com o Levante popular da Juventude, a proposta é aliar o trabalho técnico e político da comunicação voltada ao público universitário, como explica o jornalista Daniel Lamir “Construímos uma proposta que agregasse a visão política de cada um e que dialogue com o público jovem, trazendo essa ideia da representação política da juventude”, explica. 

A Rádio Universitária Paulo Freire AM 820 faz parte do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE. Atualmente a emissora funciona como uma rádio-escola, resgatando as ideias do seu fundador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. A rádio foi criada quando Paulo Freire esteve à frente do antigo Serviço de Extensão Cultural da Universidade de Recife. Quando criada, em 1962, foi chamada de Rádio Universidade e fazia parte de um projeto educacional liderado por Paulo Freire, o programa radiofônico Cultura Popular e Alfabetização, levado ao ar pelo Movimento de Cultura Popular (MCP). Hoje, a rádio veicula programas e conteúdos produzidos pela comunidade acadêmica, por outras emissoras universitárias e pela sociedade civil por meio de chamadas públicas que são lançadas anualmente.

Com a pouca representatividade da juventude na comunicação, especialmente na mídia comercial, surge um vácuo em relação à identificação dos jovens e à produção de notícias. O Papo Reto é uma das iniciativas que vai na contramão desse processo, já que, além da produção, a linguagem e a temática das notícias são pensadas especialmente para esse público. “Hoje não têm muitas rádios que envolvem a juventude de forma que ela própria tenha vontade de acompanhar, que levantam temas de interesse e do dia a dia dos jovens negros, mulheres, periféricos, LGBT’s. É um programa voltado especialmente para a juventude, mas não apenas para ela”, ressalta Isa Gabriela, militante do Levante Popular da Juventude e locutora do programa. 

O programa também abordará, principalmente, as questões relacionadas à conjuntura política do país, especialmente os debates centrados nos vários direitos da juventude brasileira que vêm sendo destruídos. Para Isa, o papel da Rádio Universitária Paulo Freire vai numa linha conjunta à proposta do programa, dado o papel da comunicação para a educação e conscientização. “A rádio é de uma importância enorme. Não apenas para levar notícias, mas para levar a informação de uma forma acessível e expandir e divulgar o trabalho de quem produz na universidade, porque muita coisa massa é produzida, mas muita gente não conhece, tanto quem está dentro quanto fora da universidade”, completa. 

Para Daniel, a importância da rádio também está na relação entre a UFPE e a sociedade “Ter uma rádio que está no território da universidade mas, não é fechada para a sociedade, é algo muito importante diante do que estamos vivenciando. Chegou um momento em que não podemos separar quem luta por uma sociedade menos desigual. Essa relação entre o conhecimento produzido dentro e fora da universidade tem uma importância para todo mundo. Todo mundo tem a ganhar com a proposta da rádio”.

Além do Papo Reto, o Brasil de Fato está na Rádio Frei Caneca FM 101,5, com o Revista Brasil de Fato todas as terças-feiras, a partir das 20h, com entrevistas aprofundadas e na Rádio Clube 720 AM de segunda-feira a sexta-feira, às 14h, o Programa Brasil de Fato Pernambuco, com notícias de todo o estado, do Brasil e do Mundo.
 

Edição: Monyse Ravenna