LUTO

MST organiza celebração ecumênica em homenagem a Luis Ferreira

Assassinado há uma semana, cerimônia em memória do sem-terra ocorrerá neste domingo (28) no acampamento Marielle Vive

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Luis foi atropelado enquanto participava de manifestação pacífica pelo fornecimento de água no acampamento onde morava
Luis foi atropelado enquanto participava de manifestação pacífica pelo fornecimento de água no acampamento onde morava - Foto: Rute Pina

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) organizam uma celebração ecumênica e inter-religiosa em homenagem a Luis Ferreira, conhecido como Seu Luis, assassinado no último dia 18. A cerimônia ocorrerá neste domingo (28), às 16h, no Acampamento Marielle Vive em Valinhos (SP), onde o sem-terra morava. 

Estarão presentes lideranças religiosas do acampamento, o padre luterano Lauri e o padre Ferraro, da Pastoral Operária. Pernambucano, Luis Ferreira nasceu no Sertão do Cariri e por toda vida trabalhou como pedreiro. 

Vítima de um crime de ódio, ele e outros militantes sem-terra foram atropelados pelo vendedor Leo Luiz Ribeiro, de 60 anos, enquanto participavam de uma manifestação pacífica na Estrada Jequitibá. O ato reivindicava o fornecimento de água para o acampamento. O pedreiro foi a única vítima fatal. 

:: "Um guerreiro, um lutador", dizem amigos sobre sem-terra atropelado durante ato :: 

Ribeiro foi preso pela Polícia Civil por volta das 17h30 do mesmo dia e confessou o crime. Após prestar depoimento na delegacia da Polícia Civil do 1º Distrito de Valinhos, ele foi transferido para cadeia pública anexa à 2ª Delegacia de Polícia de Campinas (SP).

Reportagem produzida pelo Brasil de Fato apontou que o criminoso é autor de publicações nas redes sociais que exaltam Jair Bolsonaro e criminalizam políticos e movimentos de esquerda.

:: "Apesar da idade, queria vencer": antes de ser assassinado, Luis foi à escola do MST :: 

Edição: Brasil de Fato