Pernambuco

QUAL É O BAIRRO

Bairro antigo, Santo Amaro já foi parte do território holandês

O local era um reduto holandês no período da invasão no estado e foi tomado pelos pernambucanos no dia de Santo Amaro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mercado de Santo Amaro, inaugurado em junho de 1933
Mercado de Santo Amaro, inaugurado em junho de 1933 - Reprodução

O bairro de Santo Amaro, localizado na área central do Recife, fazendo divisa com a cidade de Olinda, teve suas origens em 1681, quando o Major Luís do Rego Barros construiu sobre as ruínas do Forte das Salinas uma capela sob a invocação de Santo Amaro das Salinas, padroeiro que deu nome ao bairro.

O local era um reduto holandês no período da invasão no estado e foi tomado pelos pernambucanos no dia 15 de janeiro, o dia de Santo Amaro, em 1654. Já em 1814, seria construído no bairro um dos principais pontos do local, o Cemitério dos Ingleses, o primeiro da cidade, em um terreno doado pelo Governo da Província ao cônsul inglês. É lá que está sepultado o General Abreu e Lima, mártir da Revolução de 1817.

Também no bairro está o Cemitério de Santo Amaro. Sua construção foi iniciada no governo de Francisco do Rego Barros, o Conde da Boa Vista e inaugurado no dia 1º de março de 1851. É também no bairro que ficam duas vias arteriais do Recife, a Av. Norte e a Av. Cruz Cabugá, que fica ao lado do Cemitério dos Ingleses. É também na avenida que estão o Mercado de Santo Amaro, inaugurado em junho de 1933, o Palácio Frei Caneca e o Hospital de Santo Amaro. Hoje o bairro tem 27.939 habitantes e cerca de 9 mil domicílios, onde a renda familiar média é de R$ 1.892,10.
 

Edição: Monyse Ravenna