Pernambuco

COMUNICAÇÃO POPULAR

Brasil de Fato PE: nossas páginas ganharam as ruas e de lá não mais saíram

Este texto tem forma de relato e também de agradecimento a todas e todos que participaram desta construção

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Agora, chegamos às 100 edições em um tempo em que a morte do jornalismo impresso já foi profetizada inúmeras vezes
Agora, chegamos às 100 edições em um tempo em que a morte do jornalismo impresso já foi profetizada inúmeras vezes - PH Reinaux

23 de novembro de 2015. Quase final de um ano intenso de lutas para os movimentos populares e sindicais. A ameaça do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) já se apresentava e aqui, no Recife, nós lançávamos a edição zero do Brasil de Fato Pernambuco em um bonito ato político no auditório do Sindicato dos Bancários, que na luta contra o golpe seria rebatizado de auditório da resistência.
A edição zero trazia a denúncia do desmonte e do aumento do desemprego no Complexo Portuário de Suape e uma entrevista com o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e uma das grandes referências na luta social no estado, Jaime Amorim.
Dali até o lançamento da primeira edição do Brasil de Fato PE transcorreriam cinco meses, até o dia 15 de abril. No primeiro ano, de acordo com nosso fôlego, nossas edições foram de frequência quinzenal. Na redação, três jornalistas que seguem atuando no Sistema de Comunicação Brasil de Fato: eu e Vinícius Sobreira, em Pernambuco; e Elen Carvalho, hoje no Brasil de Fato da Bahia. E no projeto gráfico Diva Braga, que diagramou cada uma das nossas 100 edições. Nesse período a edição com maior tiragem produzida por nossa equipe foi um especial em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) na qual apresentamos como denúncia os parlamentares que votaram a favor do golpe nos 10 estados do semiárido brasileiro. A tiragem? Um milhão de exemplares. Também é do nosso início, mais precisamente da 7ª edição, uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando completamos um ano de circulação ininterrupta demos dois grandes saltos: nossa edição impressa passou a ser semanal e iniciamos o Programa Brasil de Fato PE, todos os sábados e domingos na Rádio Clube 720 AM, mesma frequência que ocupamos até hoje, mas noutros dias e horários. Do nosso segundo ano de circulação são marcantes a nossa cobertura da Greve Geral de abril de 2017 e a dolorosa cobertura do assassinato do menino Mário Andrade, adolescente vítima do extermínio da juventude negra que vivemos.
Quando nossa trajetória completa dois anos, em abril de 2018, apresentamos mais três novidades: nosso programa de rádio, antes semanal, passa a ser diário; iniciamos um novo programa de entrevistas aprofundadas na rádio Frei Caneca 101,5 FM; e passamos a ter uma página regional que concentra os conteúdos produzidos em Pernambuco (brasildefatope.com.br). Estávamos crescendo em abrangência e crescia, ao mesmo passo, a responsabilidade e nossos compromissos políticos e jornalísticos.
Agora, em nosso terceiro ano de existência, chegamos às 100 edições ininterruptas em um tempo em que a morte do jornalismo impresso já foi profetizada inúmeras vezes e - pasmem os analistas - nossa avaliação é extremamente positiva. Distribuímos 20 mil exemplares por semana e poderíamos dobrar essa quantidade sem dificuldades se nossa situação financeira permitisse. Uma outra novidade é um novo programa de na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM, concessão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o "Papo Reto", produzido em parceria com o Levante Popular da Juventude.
Este texto em forma de relato e também de agradecimento não poderia deixar de registrar e agradecer aos nossos parceiros do movimento sindical, que desde as primeiras edições contribuem política e financeiramente para a existência do Brasil de Fato PE. Ao Centro Sabiá, ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sintepe), Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindpetro), Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep-PE), Sindiborracha- PE e Sindquímica-PE, à Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) em nome de seu ex-presidente e atual deputado federal Carlos Veras e seu atual presidente Paulo Rocha, nosso muito obrigada pela parceria na batalha das ideias. Muito obrigada por nos ajudarem a espraiar esse jornal nos chão das fábricas, escritórios, bancos e salas de aula por todo o estado.
À Consulta Popular e ao MST, um obrigado para o conjunto dos seus militantes que constroem dia a dia a vida própria desse instrumento.
A todos os nossos colunistas e colaboradores.
A Daniel Lamir, Diva Braga, Fátima Pereira, Iyale Tahyrine, Marcos Barbosa, Paulo Mansan, Rani de Mendonça, Vanessa Gonzaga e Vinícius Sobreira.
Nosso muito obrigada por 100 edições com uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo.

Edição: Vinícius Sobreira