Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 5 de agosto de 2019
Agenda da semana do dia 5 de agosto de 2019 - BdF-RS

05 de agosto (segunda-feira) - XIII Pré-Conferência da Assistência Social do Extremo Sul

Das 13h às 17h, na Sede campestre Da AJURIS (Rua Pe. Heitor Vieira, nº 1225, Poro Alegre)

A pré-conferência é o foro municipal de reflexão e construção sobre a Política Municipal de Assistência Social, aberta a todos os cidadãos da cidade de Porto Alegre, e terá como objetivo geral: “Reafirmar o papel da Assistência Social como Política garantidora de direitos no fortalecimento e efetivação do SUAS”.


05 de agosto (segunda-feira) -  O Futuro da Mobilidade Urbana no Brasil

Das 14h às 16h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)

A audiência pública tratará sobre as recomendações e desafios técnicos da mobilidade urbana no Brasil, tendo como painelista Gabriel Feriancic, Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Transportes. É uma ótima oportunidade para trocar experiências sobre o assunto e contribuir para um futuro melhor na Região Metropolitana. Só o planejamento e a organização são capazes de solucionar esse problema que atinge diretamente milhares de gaúchos todos os dias.


05 de agosto (segunda-feira) - Plenária do Comitê de Combate à Megamineração RS

Das 18h30min às 21h30min, No SindBancários de Porto Alegre e Região (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico, Porto Alegre)

A luta contra os projetos de megamineração avança no estado, ganhando as ruas e mostrando que a sociedade gaúcha não quer ver o Rio Grande transformado em uma mina a céu aberto. É hora de ampliarmos nossa mobilização e para isso chamamos todas as entidades, movimentos sociais e ativistas que dizem sim à vida e não à destruição para vir debater e organizar as próximas ações do Comitê de Combate à Megamineração RS.


06 de agosto (terça-feira) - Ato Público Estadual em Defesa da Previdência e da Educação Pública

Das 17h30min às 19h30min, na Esquina Democrática (Borges de Medeiros X Rua dos Andradas, Centro, Porto Alegre)


06 de agosto (terça-feira) - PDCI 10 anos: por que parou, parou por quê?

Às 18h30min, na sala 302 da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255)

No dia 6 de agosto, acontece um bate-papo sobre a implantação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Porto Alegre, que completou 10 anos e anda a passos de tartaruga. O diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger, é presença confirmada no evento.


06 de agosto (terça-feira) - Os impactos socioambientais da mineração no sul do Brasil

Das 19h às 21h, no Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre )

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, aumentou a lista de crimes ambientais associados à atividade da mineração no Brasil. Com o objetivo de facilitar a expansão da mineração no país, o governo editou, em 2017, três medidas provisórias que vêm alimentando uma ofensiva deste setor por todo o Brasil. No debate do Conversas Cidadãs – projeto promovido desde 2016 pelo Goethe-Institut e Sul 21 sobre temas importantes a cidadania e a democracia – serão debatidos os impactos ambientais e sociais do processo da mineração na metade sul do estado, onde uma série de ações nocivas já foi executada e vem ganhando força. Participam da conversa Michele Ramos (Movimento Pela Soberania Popular na Mineração), Juliana Mazurana (assessora programática da área de justiça socioambiental da  Fundação Luterana de Diaconia) e Tatiana Ribeiro (Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da Universidade Federal de Ouro Preto – MG). Entrada franca. Distribuição de senhas  a partir das 18h30min.


07 de agosto (quarta-feira) - Seminário Olhares Sobre a Cidade

Das 08h30min às 18h, no Memorial Luiz Carlos Prestes (Rua Edvaldo Pereira Paiva, 1527, Porto Alegre)

O impacto de novos grandes empreendimentos no contexto arquitetônico e urbanístico de Porto Alegre será tema de debate entre lideranças e entidades do setor e arquitetos e urbanistas durante o seminário Olhares Sobre a Cidade, no próximo dia 7 de agosto, em Porto Alegre (RS).

Mesa 1 – Grandes empreendimentos e os impactos ambientais, sociais e urbanos, CMDUA e participação social. Palestrante: Rafael Passos. Debatedor: Hermes Puricelli

Mesa 2 – Uso do espaço urbano público. Palestrante: Adão Clóvis Martins dos Santos. Debatedor: Bruno Mello

Mesa 3 – Habitação de Interesse Social - O papel da recuperação e preservação dos prédios desocupados para revitalização dos centros urbanos. Palestrante: João Sette Whitaker Ferreira. Debatodora: Karla Moroso

O Seminário é uma promoção do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Abea/RS), Instituto dos Arquitetos do RS (IAB/RS), Associação de Arquitetos de Interiores (AAI/RS) e  Memorial Luiz Carlos Prestes.


07 de agosto (quarta-feira) - As Mídias e o Antropoceno, com Marcio Telles

Das 18h30min às 21h, na APPH - Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (R. Vigário José Inácio, 481, Centro, Porto Alegre)

Dando início ao segundo semestre do ciclo de palestras Futuros Presentes, contaremos com a fala "As Mídias e o Antropoceno: a internet das coisas, o e-waste e o impacto ambiental das tecnologias de comunicação", com Marcio Telles.. Ele é professor de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo e doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Winchester School of Art, da Universidade de Southampton, Inglaterra. É autor de diversos artigos publicados em periódicos e livros da área. Os encontros do Futuros Presentes são gratuitos. Frequentando 70% palestras, é possível receber um certificado de 10h, mediante o pagamento de uma taxa com valor sugerido de R$ 10.


07 de agosto (quarta-feira) - Plenária da Comunidade Universitária da UFRGS sobre o Future-se

Às 14h, na Sala 605 da Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n, Porto Alegre)

A comunidade universitária da UFRGS convoca Plenária para discutir o programa future-se. Convocam para a atividade ANDES, ASSUFRGS, DCE e APG.


08 de agosto (quinta-feira) - IX Seminário de Gestão Urbana Sustentável TodaVida

Das 8h30min às 17h30min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro, Porto Alegre)

O Seminário de Gestão Urbana Sustentável TODAVIDA® já se consolidou como um evento anual e chega à 9ª edição. Os Seminários de Gestão Urbana Sustentável têm o espírito de envolver a comunidade em temas que são de interesse público visando incentivar a CONSTRUÇÃO COLETIVA DA CIDADE em que queremos viver, tanto no âmbito social como no ambiental. São sempre gratuitos e abertos a todos. Neste ano o  tema será inovação e desenvolvimento socioambiental. Como serão os novos modelos de empresas e as habilidades fundamentais dos profissionais do futuro?  Quais os desafios para a inovação e desenvolvimento socioambiental sustentável em nossas empresas, escolas, cidades?

Profissionais que se destacam ao criar estratégias para o crescimento sustentável em diversas áreas estarão dividindo conosco seus conhecimentos. Paralelamente, como nas edições anteriores, haverá a Exposustentabilidade, reunindo expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, startups, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Evento gratuito. Programação completa em: https://www.facebook.com/events/teatro-dante-barone/ix-semin%C3%A1rio-de-gest%C3%A3o-urbana-sustent%C3%A1vel-todavida/668259193630270/


09 de agosto (sexta-feira) - Debate com a Reitoria do IFRS sobre o projeto "Future-se"

Das 15h às 18h, no Instituto Federal do RS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro, Porto Alegre)

Debate com a reitoria do IFRS sobre o projeto "Future-se".

Edição: Marcelo Ferreira