Determinação

Juiz determina transferência de Lula para presídio em Tremembé, no interior de SP 

Presidente do Instituto Lula diz que transferência não foi pedida pela defesa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Decisão foi autorizada pela juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba
Decisão foi autorizada pela juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba - EBC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser transferido para o presídio de Tremembé, no interior paulista. O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da Justiça estadual de São Paulo, determinou a transferência nesta quarta-feira (7). A data para a transferência não foi definida. O petista é mantido preso no local desde 7 de abril de 2018. 
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, explica que a transferência de Lula de Curitiba para São Paulo não foi pedida pela defesa. “A juíza desconsiderou os pedidos dos advogados de defesa com relação à preocupação deles em relação à segurança de Lula. Ele é um inocente que está sendo perseguido pelo nosso sistema judiciário e político”, afirma. 
A decisão da 12ª Vara Federal de Curitiba, assinada pela juíza Carolina Moura Lebbos, analisou as petições formuladas pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná. Lebbos é responsável pela execução da pena de Lula. 
Em nota, a defesa de Lula afirma que pediu a suspensão da análise do pedido da Superintendência da Polícia Federal até o julgamento final do habeas corpus que está em trâmite no Supremo Tribunal Federal. 
“Eu espero ainda que o Supremo Tribunal Federal retome o julgamento do Habeas Corpus que vai colocar fim a esta prisão injusta. É uma grande oportunidade que nosso sistema judicial tem de corrigir esse absurdo que foi a condenação de Lula”, concluiu Okamoto. 
A Defesa do ex-presidente disse que vai tomar as medidas necessárias para restabelecer a liberdade plena do ex-Presidente Lula. Há mais de um ano, Lula está em uma sala de 15 metros quadrados. O local tem armário, quatro cadeiras, banheiro, uma televisão e uma cama de solteiro. Ele recebe visitas de familiares e amigos às quintas-feiras e está autorizado a três banhos de sol por semana. 

Edição: Katarine Flor