MOBILIZAÇÃO

MST pretende organizar ação em Tremembé caso Lula seja transferido

“Quero registrar que esse presídio fica dentro de um assentamento do MST”; afirmou dirigente do movimento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A decisão de transferir Lula para São Paulo foi anunciada nesta quarta-feira
A decisão de transferir Lula para São Paulo foi anunciada nesta quarta-feira - Foto: Ricardo Stuckert

O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Paulo Rodrigues afirmou nesta quarta-feira (7) que a organização pretende mobilizar a militância em Tremembé, interior de São Paulo, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja transferido para o presídio de lá.

Continua após publicidade

“Somos contra a decisão autoritária e arbitrária da juíza Carolina Lebbos em transferir o Lula para o presídio de Tremembé. Mas quero registrar que esse presídio fica dentro de um assentamento do MST. Continuaremos a lutar pela liberdade e com a Vigília Lula Livre”, afirmou Rodrigues em sua conta no Twitter. 

Criado em 1997, o assentamento Conquista possui uma área de aproximadamente 4.900 hectares, onde vivem cerca de 100 famílias. O MST fará uma reunião às 17h para decidir como organizará a ação caso o ex-presidente seja de fato realocado.

A decisão de transferir Lula foi tomada por Lebbos e anunciada nesta quarta-feira. A juíza é responsável pela execução da pena do ex-presidente.

Horas depois, o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci publicou um despacho de 14 páginas autorizando a transferência de Lula para a penitenciária II de Tremembé “Dr. José Augusto César Salgado”, no interior de São Paulo. 

O presídio de Tremembé é notório por abrigar presos de casos de grande expressão nacional e midiática.

A Superintendência da PF apontava questões de segurança e ordem pública, dizendo que a cela em Curitiba é "completamente inadequada" para a função.

"Não subsistindo razões de preservação da ordem pública e de segurança prisional para a manutenção do cumprimento da pena em lugar distante do núcleo social e familiar do preso, afigura-se adequada a transferência", afirma a decisão de Lebbos.

A defesa de Lula está recorrendo ao STF, pedindo a liberdade do ex-presidente e a suspensão da decisão da juíza. 

Edição: João Paulo Soares