Educação

Future-se é tema de aula pública realizada neste sábado (10), na Praça do Ferreira

Além da aula pública, o dia também contará com um ato sobre Anistia, Democracia e Direitos Humanos.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A aula é aberta ao público e tem início às 9h da manhã, na Praça do Ferreira.
A aula é aberta ao público e tem início às 9h da manhã, na Praça do Ferreira. - Celso Aquino

Na agenda de lutas em defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade e contra a Reforma da Previdência, profissionais da educação, estudantes e movimentos populares realizam no dia 10 de agosto, uma aula pública sobre o 'Fature-se', referência ao projeto Future-se, que ataca às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A aula é aberta ao público e tem início às 9h da manhã, na Praça do Ferreira. Além dessa ação, o dia também contará com um ato sobre Anistia, Democracia e Direitos Humanos.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), analisa que o projeto abre espaço para a privatização do ensino superior.

“É inadmissível conviver com uma proposta dessa em um momento em que as universidades são duramente penalizadas com cortes sucessivos em seus orçamentos, porque além dos 30% já houve cortes adicionais de custeio. A minha universidade, por exemplo, há duas semanas, foi penalizada com um corte adicional de R$1,3 milhão em custeio”, afirma Campos. 

Leia a entrevista completa aqui

Edição: Monyse Ravena