TRUCULÊNCIA

Prefeitura de João Pessoa age com violência e leva embora mercadorias de ambulantes

Principalmente frutas e legumes, levaram embora sem nenhuma satisfação, legalidade ou respeito aos trabalhadores

Brasil de Fato | João Pessoa - PB

,
Guarda Municipal age de forma truculenta / Foto extraída de vídeo

Na manhã desta sexta-feira (16), agentes da Guarda Municipal de João Pessoa agiram de forma truculenta contra os trabalhadores ambulantes do centro da cidade. Chegaram com violência arrancando os carrinhos e derrubando as mercadorias, principalmente frutas e legumes, e levaram embora sem nenhuma satisfação, legalidade ou respeito aos trabalhadores informais. 

A política econômica do Governo Bolsonaro duplicou os números do desemprego na Paraíba nos últimos 2 anos, chegando a existir 194 mil pessoas desempregadas no Estado, de acordo com dados do IBGE de 2018. Um dos efeitos do problema é o aumento do trabalho informal, dos chamados "bicos para sobreviver".

Diante de um cenário de desemprego estrutural, a forma que a Prefeitura de João Pessoa lida com o problema não envolve diálogo com o povo e sim o uso da violência e abuso de poder por parte de sua Guarda Municipal, que destruiu bancas de verduras e intimidou brutalmente os trabalhadores ambulantes.

As ações da prefeitura contra os trabalhadores ambulantes fazem parte de uma política higienista e maquiada, de um projeto de cidade que exclui o povo mais pobre e se volta para os mais ricos.

Assista ao vídeo feito por ambulantes no local

 





 

Edição: Cida Alves