Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 19 de agosto de 2019
Agenda da semana do dia 19 de agosto de 2019 - BdF-RS

19 até 16 de setembro - Reforma da Previdência: Impactos e Consequências

Às 19h30min, na Uergs – Cetaf (Av. Bento Gonçalves, 8855, Porto Alegre)

A Uergs está promovendo um ciclo de palestras para debater a Reforma da Previdência, seus impactos nas contas públicas, alternativas e a visão do Estado sobre o tema. As palestras ocorrerão nos dias 19 de agosto, 2 e 16 de setembro, na Unidade da Uergs em Porto Alegre. O ciclo é promovido pelo curso de Administração Pública da Uergs, sob a coordenação do professor Ricardo Garcia, com a colaboração das bolsistas Valéria Schramm e Victoria Valle.

As palestras serão abertas ao público e as inscrições devem ser feitas por e-mail ([email protected]).

Programação:

19/08 – Tema: Reforma Previdenciária sob a ótica do Estado.

Palestrante: Bruno Queiroz Jatene

02/09 – Tema: O impacto da Reforma da Previdência nas contas públicas

Palestrantes: Felipe Camozzato e Frederico Cosentino

16/09 – Tema : Esta é a melhor reforma para a previdência do Brasil?

Palestrante: Marilinda Marques Fernandes


19 de agosto (segunda-feira) - Audiência Pública Política Estadual do Carvão Mineral

Das 13h às 18h, na OAB RS (Rua Washington Luiz, 1110, Porto Alegre)

A Audiência Pública tem por finalidade promover debates com a sociedade sobre a criação e implementação da Política Estadual do Carvão Mineral instituída pela Lei Estadual 15.047, de 29/11/2017, e regulamentada pelo Decreto Estadual 54.136, de 03/07/2018, especialmente quanto aos reflexos dessas normas no meio ambiente. Mais informações em: http://bit.ly/2Y1yu7t


20 de agosto (terça-feira) - Audiência Pública dos Ministérios Públicos sobre a Mina Guaíba

Às 18h, no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Porto Alegre)

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal realizarão audiência pública para instruir seus respectivos expedientes investigatórios acerca do projeto Mina Guaíba. A participação na audiência e o direito à manifestação serão franqueados mediante inscrição prévia, em link a ser divulgado nos próximos dias.

A participação de todos é muito importante para mostrar que os gaúchos não querem retrocesso socioambiental. Inscreva-se: https://www.mprs.mp.br/eventos/inscricao/626/


20 até a 22 de agosto - Colóquio Para entender o Fascismo

Das 19h30min às 22h, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52, Porto Alegre)

O Colóquio vai apresentar e discutir diferentes abordagens e concepções para compreender o fenômeno do Fascismo nas sociedades modernas e contemporâneas, especialmente considerando as visões da História, da Psicanálise e da Ciência Política. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Economia 3º andar. Inscrições em https://forms.gle/Z9jw5y98NE9fJabX6

Certificados: https://www.ufrgs.br/prorext/central-do-extensionista/certificados/

Programação

20/08 | História: Prof. Gilberto Calil da UNIOESTE, Prof. Luiz Alberto Grijó da UFRGS. Moderadora Profa. Sonia Ranincheski da UFRGS.

21/08 | Psicanálise: Psic. Ana Costa da APPOA, Psic. Alexei Indursky da APPOA. Moderador Prof. Luciano Fedozzi da UFRGS.

22/08 | Ciência Política: Prof. Gustavo Grohmann da UFRGS, Prof. Rodrigo González da UFRGS. Moderador Prof. Augusto de Oliveira da PUCRS.

Expositores UFRGS: Grad. Alexsander Chiodi, Grad. Ana Paula Jetske, Grad. Henrique da Silva Grad. Pedro Munhoz.


21 a 24 de agosto - Seminário Internacional 30 anos do Orçamento Participativo

A realização de um seminário internacional está na programação para a comemoração dos 30 anos do Orçamento Participativo da Capital gaúcha. Com convidados locais e internacionais o evento acontecerá de 21 a 24 de agosto.

“Porto Alegre é referência mundial nessa ferramenta por termos iniciado esse processo há 30 anos. Neste ano também lançamos o OP digital e receberemos autoridades internacionais para compartilharmos experiências, será muito importante para o aprimoramento da democracia participativa”, destaca o secretário de Relações Institucionais Christian Lemos.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas aqui: https://docs.google.com/forms/d/1JfAbQiY_rQHjShofAsiN0VA1LDYEOf40Hl1qkzDX8hU/viewform?edit_requested=true


22 de agosto (quinta-feira) - A Crise Brasileira e o Subdesenvolvimento como Projeto

Às 19h, na CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre)

A 5° edição do Café Democrático oportuniza o debate sobre “A CRISE BRASILEIRA E O SUBDESENVOLVIMENTO COMO PROJETO”, evento realizado em parceria entre a Associação Mães e Pais pela Democracia e o Curso Educação Democrática FACED/UFRGS.

Debatedores: Professor Dr. Luiz Augusto Faria (Economia/UFRGS) e Professor Dr. Ronaldo Herrlein Jr. (Economia/UFRGS).


22 de agosto (quinta-feira) - A nova política sobre drogas e o encarceramento em massa

Às 18h30, na Faculdade de Educação (Faced) da Ufrgs (Av. Paulo Gama, Prédio 12201, Porto Alegre)

No dia 11 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro divulgou o decreto da nova Política Nacional sobre Drogas. Nela, será colocada em prática a internação involuntária por até 90 dias de dependentes químicos e a inserção das comunidades terapêuticas como vias de tratamento e recuperação dos usuários — que hoje, funcionam como centros de reabilitação calcados na religião, abstinência e trabalho. Um retrocesso à lógica higienista, por não focar na redução de danos e na saúde das pessoas, mas, sim, somente na abstinência e na internação.

Debatedores: 

Ana Paula Guadagnin: Terapeuta ocupacional em um CAPSad na região metropolitana de PoA. Especialista em Saúde Mental Coletiva pela RIS/GHC.

Laryssa Fontoura: estudante de história na UFRGS, militante do Núcleo Negro e Popular do Coletivo Alicerce, trabalha no Arquivo Público do estado do RS.

Mediação: Luiz Ferreira, prof° de Educação Física na Rede de Atenção Psicossocial em Canoas e professor na Unisinos. Especialista em Saúde Mental Coletiva pela ESP/RS, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutorando em Saúde Coletiva na Unisinos.


22 de agosto (quinta-feira) - Audiência pública: Violência doméstica e estruturação da rede de apoio às vítimas

Às 13h30, no Auditório Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, nº 55, 6º andar).

O objetivo é promover debate coletivo sobre a temática e as ações que visam a estruturar a rede de apoio à vítima, bem como enaltecer o papel do atendimento multiprofissional, de forma a contextualizar a necessidade da formalização de fluxo especializado de atendimento. Além disso, o debate pretende apontar as consequências da violência à saúde mental da vítima, e como o tratamento atua no rompimento do ciclo de violência. Visa, por fim, divulgar à sociedade civil e ao Poder Público o interesse do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em firmar parceria com atores da rede de apoio, a fim de estabelecer fluxo de atendimento direcionado ao amparo psicossocial das vítimas, familiares e agressores.

Programação

13h30: recepção dos participantes e assinatura da lista de presença

14h: abertura dos trabalhos

14h30: manifestação de especialistas

15h45: fala dos participantes inscritos

17h30: encerramento dos trabalhos


23 de agosto (sexta-feira) - Café com Paulo Freire traz Sérgio Haddad

Às 15h30min, na Sala 102 da Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110. Farroupilha, Porto Alegre)

Sérgio Haddad: Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1971), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1971), mestrado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Professor visitante no Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oxford. Atualmente é assessor da Ação Educativa, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, foi membro do CDES Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Participou do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação Currículo da PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos, educação de adultos, educação popular e terceiro setor.


23 de agosto (sexta-feira) - Jornadas em Defesa da Educação Democrática e do Pensamento de Paulo Freire

Das 18h30min às 21h, na FACED/UFRGS - Sala 102 (Av. Paulo Gama, 110)

“Tecendo Esperanças com Paulo Freire: Educação e Direitos Humanos” é o tema da primeira atividade, que terá a participação dos professores Balduíno Andreola, Danilo Romeu Streck e Sérgio Haddad. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. A preocupação com o legado de Paulo Freire, educador brasileiro reconhecido internacionalmente, deu origem a uma jornada de debates, que inicia no próximo dia 23 de agosto, às 18h30, na Faculdade de Educação (FACED/UFRGS). O evento é organizado pela representação do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e Cátedra Paulo Freire, no Brasil, Fundação Friedrich Ebert Stiftung, Instituto Paulo Freire e gabinete da deputada Maria do Rosário.

Inscrições: https://bit.ly/2ySKYUR


26 de agosto (segunda-feira) – A Frente Política para derrotar o bolsonarismo começa das cidades

Às 18h30min, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 - Porto Alegre)

O Brasil de Fato RS e a Rede Soberania promovem um momento de debate com a participação de diversas personalidades. O evento tem a proposta de unificar a resistência de oposição política e social ao bolsonarismo e suas pautas.Confirme presença e venha fazer parte da construção coletiva de novos horizontes para a cidade e para o Brasil: https://www.facebook.com/events/575854233189350/

Edição: Marcelo Ferreira