Paraná

Jornada de Agroecologia do paraná

Feira proporciona contato entre produtores e consumidores de alimentos saudáveis

Evento acontece dentro da jornada de Agroecologia, em Curitiba, a partir do dia 29

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Evento também conta com Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra.
Evento também conta com Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra. - Wellington Lenon

Dentro da programação da Jornada de Agroecologia, que acontece em Curitiba, está a Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra, que ocupará a Praça Santos Andrade, das 8h às 20h entre 29 a 31 de agosto, e das 8h às 16h, em 1º. de setembro. 

Participarão cerca de 100 coletivos de produtores, de produtos in natura, processados, artesanato, livros, sementes e mudas crioulas. Entre eles, 21 cooperativas do Paraná, a cooperativa central da reforma agrária do Rio Grande do Sul, a cooperativa central da reforma agrária de Santa Catarina, aproximadamente 15 grupos quilombolas, indígenas e da agricultura familiar em geral. Além de outros 20 empreendimentos da economia solidária. Nos quatro dias, haverá ainda extensa programação cultural. 

Para Cristiano Czycza, integrante da equipe de organização da feira e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), esse será um espaço de diálogo e conhecimento entre consumidores e produtores de comida saudável.  

“Nas jornadas de agroecologia, a gente vem discutindo a necessidade de diálogo com a sociedade, com o público consumidor que está nas cidades, além de precisarmos ampliar os espaços de comercialização”, diz.  

Para ele, esse intercâmbio traz vantagens para os dois lados, porque os consumidores podem comprar diretamente e o produtor comercializar, com preços acessíveis, sem atravessador. “Isso possibilita manter a produção de alimentos saudáveis e o consumidor saber que tipo de alimento está comendo, o que é importante neste momento em que tantos agrotóxicos (venenos) estão sendo liberados”, conclui.

Jornada acontece a partir do dia 29 

A 18a Jornada de Agroecologia do Paraná acontece de 29 de agosto a 1º. de setembro deste ano na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba. Além da feira, o Pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o “Túnel do Tempo”, uma espécie de museu sobre a história da agricultura e da luta pela terra, construído com a participação de estudantes de escolas públicas. 

Conferências, seminários, rodas de conversas e oficinas também vão garantir a formação em temas relacionados à jornada. A programação completa e mais informações sobre como participar do evento serão divulgadas em breve.

Campanha de arrecadação 

Para viabilizar a edição deste ano, as mais de 30 organizações integrantes da Jornada lançaram campanha de financiamento coletivo. Para contribuições feitas a partir da plataforma online Kickante, há sete opções de valores, que variam de R$ 25 a R$ 1 mil. Entre as recompensas estão alimentos agroecológicos e produtos personalizados com a marca da Jornada. 

Pela internet, acesse kickante.com.br/campanhas/18a-jornada-agroecologia 

Edição: Laís Melo