Podcast

Práticas de saúde popular e tradicionais - Revista BdF PE - 20/08/19

Que tal uma prosa para além da saúde convencional?

Ouça o áudio:

Inventário sobre rezadeiras no Sertão do Araripe pernambucano está em pauta.
Inventário sobre rezadeiras no Sertão do Araripe pernambucano está em pauta. - Foto: Fiocruz-PE / Arte: Brasil de Fato
Que tal uma prosa para além da saúde convencional?

A edição destaca a importância do reconhecimento e integração das práticas populares das práticas tradicionais no acesso à saúde. A nossa convidada é a pesquisadora Islândia Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco. 

A conversa traz o sentido de direito à saúde englobando os saberes e práticas de benzedeiras, curandeiros, parteiras, raizeiros e rezadeiras. Temas como colonialismo, Bem Viver e estruturação da saúde público fizeram parte da entrevista.  

Fala aí: A engenheira florestal Gisele Milaré apresentou projeto de inventário sobre as práticas de rezadeiras no Sertão do Araripe pernambucano.  

Reportagens: "Assentamentos do MST apostam no cultivo de plantas medicinais" (Júlia Rodhen); "Projeto busca expandir benefícios da planta considerada “Árvore da vida”: Moringa" (Norma Odara). 

Vitrola de Fato: "Chamada dos Santos Africanos" (Cordel do Fogo Encantado); "Banho de Folha" (Luedji Luna); "O que é o que é" (Gonzaguinha); "Vó Cabocla" (Mestre Ambrósio); "A Babá" (Tom Zé). 

 

Edição: Daniel Lamir