Rio Grande do Sul

Resistência

Escola que atende moradores em situação de rua em Porto Alegre promove seminário

Com tema ‘Educação e Resistência’, evento aborda importância dos 24 anos de trabalho da EPA

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Escola tem perfil diferenciado e oferece EJA para pessoas em situação de rua
Escola tem perfil diferenciado e oferece EJA para pessoas em situação de rua - Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Inspirada em Paulo Freire, a Escola Municipal Porto Alegre (EPA) foi criada pela prefeitura municipal de Porto Alegre com o objetivo de cumprir o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), proporcionando o direito à educação às crianças e adolescentes que vivem nas ruas do centro da capital. Desde 2014, na gestão do ex-prefeito José Fortunati, a escola vem sofrendo ameaças de fechamento. Para chamar atenção da comunidade porto-alegrense sobre a importância do trabalho desenvolvido pela EPA, integrantes da escola realizarão, entre os dias 26 a 30 de agosto, o evento Educação e Resistência: EPA 24 anos.

O seminário faz parte das ações comemorativas dos 24 da EPA e será realizado na própria escola, que fica na Rua Washington Luiz, 203, no Centro Histórico de Porto Alegre. Reunindo parceiros e comunidade escolar, estão previstas atividades como cine debate, roda de conversa, feira artepapel e cerâmica e sarau de poesia e slam. O encerramento será com a Orquestra Villa-Lobos.

Serviço em risco

A escola, quando inaugurada em 30 de agosto de 1995, tinha apenas como retaguarda apenas um albergue municipal e um centro socioeducativo diurno, que não atendiam a totalidade de seus alunos. Com o tempo, passou a funcionar na modalidade EJA, atendendo também jovens e adultos com o ensino fundamental completo. Atualmente, a EPA tem três salas de aula, quadra coberta e biblioteca, sala de informática, refeitório e espaço para os estudantes tomarem banho e lavarem suas roupas.

Os planos do poder executivo municipal para a EPA, porém, são outros. Mesmo com a decisão da Justiça, que em novembro de 2018 garantiu o funcionamento da escola que acolhe alunos em situação de rua em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) confirmou que segue com o projeto de transformar o espaço em um colégio de Educação Infantil.

“Ela atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social há 24 anos. Atendemos jovens e adultos (ensino EJA) nos períodos da manhã e tarde. A comemoração de aniversário da EPA se dá por vários motivos, mas o principal é o que diz sobre resistência”, afirma Luna Cassel Trott, residente em saúde mental coletiva pela UFRGS, que está na escola desde o início de 2019.

Em sua avaliação, o próprio trabalho diário com a complexidade da vulnerabilidade social das pessoas com quem a escola trabalha é atravessado pelo resistir. O diferencial, destaca, é ser uma escola voltada para este público, fato que torna Porto Alegre uma das únicas capitais que possuem uma escola como essa.

“Devido ao fato das ameaças que a escola vem sofrendo nos últimos tempos, sentimos a necessidade de mostrar o trabalho da escola, de chamar a população para que conheça o seu trabalho e que assim possamos nos fortalecer para continuar existindo”, ressalta Luna.

Para otimizar o trabalho, a EPA possui o SAIA, que é o serviço de acolhimento e integração. Nele, os alunos são acompanhados como forma de promover a permanência na escola em seu processo de escolarização. Também tem construído trabalho em rede com os serviços de saúde e de Assistência Social. Assim como o Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), que é uma proposta de possibilidade de geração de renda para os estudantes, através de oficinas de cerâmica e papel reciclado no contraturno, em que confeccionam produtos para comercialização na lógica da economia solidária.

Programação

Segunda 26/08

14h30 - Cine Debate: “O Caso do Homem Errado”, com a diretora de cinema Camila de Moraes (atividade será no CinaBancários).

Terça 27/08

15h - Roda de Conversa: “Trabalho e Pop Rua”, com movimentos sociais e coletivos de economia solidária da rua.

Quarta 28/08

15h - Slam e Sarau de Poesias com Renato Motta e Janove

15h - Roda de Conversa: “Educação e aprendizagem na EPA”, com professores da EPA e o prof. Marco Melo/EJA.

Quinta 29/08

15h - Roda de Conversa: “Educação e Direitos Humanos”, com Bárbara Greggianin, Belchior Puziol, Emylin Pedroso e Daniela Ferrugem.

15h - Roda Aberta de Bordado Inventado: “No coração da agulha”, da Rede Hilo-Filo.

Sexta 30/08

14h - Oficina de serigrafia: traga sua camiseta

15h30 - Orquestra Villa-Lobos: EMEF. Heitor Villa-Lobos, prof. Cecília R. Silveira

Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/2471027049787481/

Para conhecer melhor a escola, acesse http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/epa/index.html
 

Edição: Marcelo Ferreira