Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 23/08/19

Ouça notícias sobre o impacto da mineradora Belo Sun e o PL da posse de armas em propriedades rurais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo moradores, instalação da Usina de Belo Monte não resultou em melhorias nos serviços de energia elétrica, saúde, moradia e educação.
Segundo moradores, instalação da Usina de Belo Monte não resultou em melhorias nos serviços de energia elétrica, saúde, moradia e educação. - Agência Brasil | EBC

No Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (23) você confere notícias sobre o impacto da mineradora canadense Belo Sun na vida dos habitantes da Volta Grande do Xingu, no sudoeste do Pará. A empresa busca instalar o maior projeto de mineração a céu aberto do Brasil, próximo à comunidade, que fica em uma curva de rio de 100 km, que banha terras indígenas e é ocupada por centenas de famílias ribeirinhas. 

A licença para instalação da mina está embargada pela Justiça, que exige diálogo com comunidades indígenas presentes na região. Para extrair 150 mil toneladas de ouro – cinco vezes o que foi extraído da Serra Pelada –, como planeja a Belo Sun, serão abertas duas cavas de 220 metros de profundidade às margens do rio Xingu. 

Ouça também a entrevista com Lenin Pires, professor do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com ele, a mudança promovida por Jair Bolsonaro na lei que regula a posse de armas no campo favorece milícias particulares.

“O que muda hoje, objetivamente, é que essas armas podem ser portadas em toda a extensão do território. Evidentemente é uma resposta desses segmentos mais obscurantistas a um problema objetivo: a questão dos conflitos agrários. E, logicamente, essa arma não será apenas uma. Não será uma, nem duas. Isso pode fomentar o estabelecimento de milícias particulares para dar conta dessa proteção extensiva, em função desses conflitos, que são históricos”, comenta o professor. 

E no quadro Mosaico Cultural, o público confere uma homenagem ao maluco beleza, Raul Seixas. No dia 21 de agosto, completaram-se 30 anos do falecimento do pai do rock no Brasil.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br. 
 

Edição: Michele Carvalho