Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias e programe-se

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 26 de agosto de 2019
Agenda da semana do dia 26 de agosto de 2019 - BdF-RS

26 de agosto (segunda-feira) - Frente política para derrotar o bolsonarismo começa nas cidades

Às 18h30min, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)

Para refletir sobre esses temas e articular as forças políticas e sociais necessárias para combater o bolsonarismo nas cidades, o Brasil de Fato RS e a Rede Soberania promovem esse espaço de debates. O evento ocorre na segunda feira, dia 26 de agosto, às 18h30min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. Afinal de contas, qual é o papel dos partidos políticos nesse processo? Qual o papel dos sindicatos? E qual o papel das organizações?

Presenças confirmadas:

Gleisi Hoffmann - deputada federal e presidente nacional do PT.

Manuela D'Ávila - ex-deputada federal e ex-candidata a vice-presidente (PCdoB)


26 de agosto (segunda-feira) - Audiência Pública sobre o Future-se e os impactos nas UFs e IFs

Às 14h, no Salão Nobre UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245, Porto Alegre)

Convidada: Deputada Federal Margarida Salomão (Coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais)

Realização: Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (Proposição deputada estadual Sofia Cavedon); e Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais (proposição deputada federal Maria do Rosário).


26 a 30 de agosto - Educação e Resistência: EPA 24 anos

Horários variados, na EMEF Porto Alegre - EPA(Rua Washington Luiz, 203, 90010-460 Porto Alegre)

Educação e Resistência: EPA 24 ANOS é uma semana com atividades comemorativas reunindo parceiros e comunidade escolar com Cine-Debate (no CineBancários), Roda de Conversa, Feira Artepapel e Cerâmica, Sarau de Poesia/Slam, e encerramento imperdível com a Orquestra Villa-Lobos.


26 de agosto (segunda-feira) - Reforma da Previdência. Precarização do Estado

Às 14h30min, no Campus Unisinos Porto Alegre (Av Nilo Peçanha, 1600, 91330-002 Porto Alegre)

Reforma da Previdência. Precarização do Estado, desequilíbrio das contas públicas e injustiça social. Conferencista: Prof. Dr. Denis Maracci Gimenez – Unicamp. A atividade integra o "Ciclo de Debates Reforma da Previdência. Qual a reforma necessária?".


26 de agosto (segunda-feira) - Debate "O Desmonte do Direito à Cidade"

Às 19h, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Rua Sarmento Leite, 320 - Centro, Porto Alegre)

Desde 2016 o Brasil passa por uma inflexão ultraliberal e conservadora na política, na sociedade e na economia, a qual vem impondo uma nova ordem institucional, que se volta contra os direitos e garantias sociais conquistados a partir da Constituição de 1988. Entre estas conquistas encontra-se o Direito à Cidade, duramente ameaçado por mudanças institucionais que revogam princípios do Estatuto da Cidade (2001) e o preceito da função social da propriedade urbana. Além disso, destroem os canais de participação da sociedade civil na formulação das políticas urbanas, perseguem os movimentos sociais e populares e implantam modelos de gestão urbana que privilegiam os grandes projetos urbanos, a privatização dos espaços públicos e bens comuns e a mercantilização da cidade.

Esta mesa-redonda promovida pelo Observatório das Metrópoles e o PPG em Sociologia visa debater as causas e consequências deste desmonte do Direito à Cidade, com a presença e apoio de debatedores e entidades que participaram ativamente da construção da política urbana brasileira nos anos recentes.


27 de agosto (terça-feira) - Palestra: Liberdade de Imprensa e Democracia, Juremir Machado

Às 18h30min, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, Porto Alegre)

Ato Solene de autorga do Diplona de Honra ao Mérito ao jornalista Juremir Machado da Silva. Na oportunidade o Jornalista palestrará sobre o tema: Liberdade de Impressa e Democracia.


27/08 a 30 de agosto - Seminário "Anistia: um passado presente?"

Às 18h30min, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro,1020, Porto Alegre)

Ciclo de conferências sobre os 40 anos da promulgação da Lei Nº. 6.683, de 28 de agosto de 1979 – a Lei da Anistia, com realização do Arquivo Histórico do RS e Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do RS.

Programação:

27 de agosto: Conferência de abertura

Mariana Joffily (UDESC)

Nesse dia, ocorrerá a inauguração da exposição “Anistia: um passado presente?”

28 de agosto – mesa-redonda: A Campanha da Anistia: História, historiografia e memória

Carla Rodeghero (UFRGS), Diorge Konrad (UFSM) e José Carlos Moreira da Silva Filho (PUCRS)

29 de agosto – mesa-redonda: A Lei da Anistia e a Justiça de Transição no Brasil

Carlos Arthur Gallo (UFPEL) e Marli de Almeida (UPF/Colégio Ipanema)

30 de agosto – mesa-redonda: Dever de memória, Direitos Humanos e Exílio

Teresa Schneider Marques (PUCRS)

Depoimentos: Carlos Frederico Guazzelli (Comissão Estadual da Verdade) e Flavio Koutzii – anistiado político.


27/08 (terça-feira) - Interfaces da Redução da Maioridade Penal

Às 19h, na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Avenida Paulo Gama, 110. Farroupilha, Porto Alegre)

A redução da maioridade penal no Brasil não é tema novo. Apenas nos anos recentes, dois Projetos de Emenda à Constituição materializaram a vontade de alguns setores da sociedade de aumentar o rigor punitivo sobre os adolescentes que cometem atos infracionais. Desse modo, o Grupo de Assessoria Jurídica à Juventude Criminalizada (G10), integrante do Serviço de Assessoria Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU/UFRGS), a partir da realização do evento, propõe à instauração de um espaço em que as interfaces associadas ao tema sejam passíveis de reflexão, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Saúde Mental em Contextos socioeducativos: adolescências e juventude em foco, e a potencialização do controle dos corpos negros.

Palestrantes:

Karen Santos, Professora da Rede Estadual, Combatente contra a discriminação racial e o genocídio da juventude negra, e atualmente, é vereadora da cidade de Porto Alegre.

Mariana Py Muniz Cappellari, Doutoranda em Ciências Sociais pela PUCRS, Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, e atualmente, Defensora Pública na Execução Criminal.

Wesley Ferreira de Carvalho, Assistente Social UNA/MG, Residente em Saúde Mental Coletiva e Mestre em Educação/UFRGS. Possui Experiência profissional nos sistemas socioeducativos dos estados de MG e RS e atua no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC/UFRGS).

Mediação:

Jéssica D’ Avila, estudante de Direito na UFRGS, Assistente Jurídica no G10 e Promotora Legal Popular de Guaíba/RS.


28 de agosto (quarta-feira) - Seminário Estadual Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável

Às 8h15min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)

O Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável é um movimento criado em 2017 como iniciativa da sociedade civil, capitaneada pela da Horta Comunitário da Lomba do Pinheiro, que junto com o Instituto Renascer, EmaterRS, UFRGS, FETAG/RS, FRACAB agregaram ao longo de 2018/2019 outras instituições públicas e privadas: Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/SINE, UFSM, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR, Associação das Hortas do Centro Histórico, Horta Comunitária Neide Vaz, Horta da Escola Miguel Dario, entre outros grupos e pessoas que pesquisam/atuam e vivenciam a temática da Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) no RS. Sobre o Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável:

O referido evento será gratuito, aberto ao público e pretende, sobretudo, reunir os gestores municipais dos 497 municípios do estado. Os objetivos do Seminário são: debater a temática, aproximar projetos/iniciativas, trocar experiências/vivências de agricultura urbana e periurbana, divulgar a legislação aprovada e sensibilizar da necessidade dos municípios criarem/adequarem a legislação municipal à estadual.


28 de agosto (quarta-feira) - 2º Seminário sobre população em situação de rua

Às 13h, na Universidade Feevale (Novo Hamburgo)

O evento que ocorre em sua segunda edição debaterá as vivências da população em situação de rua de Novo Hamburgo na interface com a Segurança Pública.

Programação:

13:00h - Credenciamento

13:30h - Abertura

14:00h - Mesa 01 – Vivências e possibilidades da população em situação de rua

15:30h - Intervalo

16:00h - Mesa 02 – Segurança pública e População em Situação de Rua

17:30h - Encerramento

Inscrições gratuitas e haverá certificação! Período de inscrição: de 29 de julho a 27 de agosto e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira