Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 28/08/19

Ouça o especial sobre os 40 anos da Lei da Anistia e os impactos das queimadas na Amazônia dentro e fora do Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em 1979, promulgada pelo presidente João Batista Figueiredo em 28 de agosto, a Lei da Anistia, em plena ditadura militar brasileira.
Em 1979, promulgada pelo presidente João Batista Figueiredo em 28 de agosto, a Lei da Anistia, em plena ditadura militar brasileira. - Agência Brasil | EBC

No Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (28), ouça a reportagem especial sobre os 40 anos da Lei da Anistia. É a partir dela que o debate sobre direitos humanos acontece, justamente, em um país que viveu mais de 20 anos em uma ditadura militar. 

A jornalista Anelize Moreira conversou com ex-presos políticos, exilados, torturados e especialistas, que falaram sobre a importância do Movimento pela Anistia, de 1975 a 1979. Rita Sipahi, ex-presa política e ex-membro da Comissão de Anistia, comenta a falta de justiça.

“Por que há tanto silêncio? Porque não houve justiça. Os torturadores foram anistiados, continuam impunes e continuam nos seus postos dentro do Exército e sendo privilegiados”, destaca. 

Você ouve também a entrevista com Wagner Ribeiro, professor de Geografia da Universidade de São Paulo, que falou sobre as queimadas registradas na Amazônia nos 26 primeiros dias de agosto. Já são quase 27 mil focos de queimadas na região.

“Em escala nacional, há perda da biodiversidade, que é extremamente importante estrategicamente para o país. A floresta fornece serviços ecossistêmicos e ambientais para outros estados, mesmo para outros países. No caso do Brasil, esse lamentável episódio que ocorreu semana passada [em São Paulo], trouxe, claramente, a possibilidade de visualizar que há uma dinâmica atmosférica que faz com que venha a fuligem, a fumaça pelo ar”, explica o professor.  

E no Comentário Esportivo, o repórter Luiz Ferreira traz os destaques da eliminação do Palmeiras na taça Libertadores da América.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br. 
 

Edição: Michele Carvalho